Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Em evento da Fecam, TCE-SC orienta prefeitos eleitos sobre os desafios da boa gestão pública

“TCE-SC inovador, aliado da gestão pública e promotor da cidadania” foi o tema desenvolvido pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Herneus De Nadal, na abertura do Fórum de Governança Municipal – Desafios dos Novos Gestores, promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), na manhã desta terça-feira (05), em Balneário Camboriú. Também participaram do evento, como palestrantes, o diretor-geral de Controle Externo, Sidney Antonio Tavares Junior, o diretor de Informações Estratégicas, Nilsom Zanatto, e os servidores Daison Fabricio Zilly dos Santos e Flávio Martins Alves.

Direcionado a prefeitos recém-eleitos, o evento teve o objetivo de capacitar os novos gestores municipais para aprofundamento em temas essenciais à administração pública e o compartilhamento de experiências.

“O Tribunal de Contas tem compromisso com o cidadão, e essa aproximação com os prefeitos é para auxiliá-los a viabilizar suas ações, principalmente na área das políticas públicas”, observou o presidente Herneus, em sua exposição. Para ele, o papel da Corte de Contas é orientar os gestores para que possam fazer mais e melhor, com menos recursos públicos.

O presidente destacou que o TCE-SC se coloca como parceiro, para viabilizar uma gestão em que “a legalidade e a efetividade no uso do dinheiro público sejam a tônica e deem a segurança necessária aos prefeitos”.

Ele observou que o Tribunal de Contas deixou de ser um órgão meramente fiscalizador e punitivo, para transformar-se num tribunal da governança catarinense, que busca uma atuação orientativa, preventiva e concomitante. “E essa orientação e capacitação se dá não apenas pelos eventos presenciais como também à distância, pelo atendimento e balcão virtuais”, exemplificou.

Herneus ressaltou uma das diretrizes do novo paradigma de atuação do TCE-SC, que é a avaliação das políticas públicas, “um trabalho que procura avaliar a qualidade dos serviços entregues à população”.

Também ressaltou a importância de a Corte responder às consultas, mesmo aquelas que tratarem de caso concreto. Para o presidente, quando o gestor faz indagações, é porque tem dúvida. “Se o Tribunal de Contas não responder no momento da dúvida, a resposta ficará irrelevante depois que se passarem os fatos. Então precisamos dar segurança jurídica para o gestor. De nada resolve deixarmos acontecer uma situação num município e depois fazermos uma auditoria e dizer que o que foi feito não está certo”, comentou.

Herneus finalizou sua fala desejando um mandato exitoso a todos os prefeitos, e recomendou que “se mantenha a sintonia do processo democrático das urnas, para que os projetos e as propostas amplamente discutidos com a população, durante a campanha, sejam executados a fim de atender às expectativas do cidadão”.

O presidente da Fecam e prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, disse que o Fórum busca “contribuir com uma série de informações que podem ser úteis no início do mandato, para apoiar os gestores municipais, oferecendo-lhes conhecimentos atualizados e contatos estratégicos que podem facilitar o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes”.

Orientações sobre o TCE-SC

Os diretores e técnicos do Tribunal apresentaram para os prefeitos algumas particularidades sobre a Instituição.

O diretor-geral Sidney Tavares mostrou a estrutura do TCE/SC, indicando as atribuições das diretorias técnicas atualmente existentes. Falou sobre as relatorias temáticas como uma nova forma de atuação da Corte.

Sidney reforçou a informação já destacada pelo presidente, sobre o posicionamento do TCE/SC como um tribunal da governança pública, por meio do diálogo e da orientação, sem esquecer a questão da fiscalização. Segundo o diretor-geral, o trabalho do TCE/SC não é apenas apontar os problemas, mas achar soluções para trazer resultados para a população.

Ele também discorreu sobre as novas ferramentas de fiscalização, como o laboratório de obras, o painel de oportunidades, o e-Sfinge, o VigIA e o Farol TCE.

O diretor de Informações Estratégicas, Nilsom Zanatto, falou sobre como o TCE-SC recebe os dados encaminhados pelos municípios, por meio do e-Sfinge, e como eles são processados internamente para a formação da prestação de contas dos gestores. Comentou sobre os controles aplicados sobre esses dados e como o TCE-SC os utiliza.

Zanatto também ressaltou a auditoria concomitante e a fiscalização remota, regulamentadas pela Instrução Normativa N. 34/2024. E mostrou os diversos painéis existentes no Farol TCE, com ênfase para o painel de Gestão, que contém informações sobre receitas, cumprimento dos limites e outras.

O auditor fiscal de controle externo Daison Fabricio abordou os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), apresentando dados sobre a natureza e a origem dos déficits atuariais, e a evolução dos ativos financeiros e dos déficits atuariais municipais acumulados​. Ele destacou que “a política previdenciária é um poderoso instrumento de gestão fiscal, mas que pode evoluir para o bem ou para o mal”.

Por fim, Flávio Martins tratou das Finanças Municipais, demonstrando os principais desafios aos novos gestores com relação à gestão fiscal. Apresentou as principais despesas que são realizadas pelas prefeituras diariamente e os anexos correspondentes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E utilizando métodos práticos e simulações de alguns cenários, indicou algumas medidas que são recomendadas no início de mandato.

Com informações do TCE-SC

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.