Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Experiência compartilhada na Rede Integrar aproxima Tribunais de Contas no uso de inteligência artificial

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) apresentou o Sistema de Análise Baseado em Inteligência Artificial (SABIÁ) a representantes do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). O encontro possibilitou o compartilhamento da experiência no desenvolvimento e na utilização de inteligência artificial para a análise de processos de aposentadoria.

O interesse do TCE-TO surgiu a partir da apresentação do SABIÁ no seminário “Boas Práticas de Fiscalização na Área de Pessoal”, realizado nos dias 7 e 8 de outubro de 2026, no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), em Natal. Promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), no âmbito da Ação nº 23 da Rede Integrar, o evento reuniu profissionais que atuam na fiscalização de pessoal em Tribunais de Contas de todo o país.

Participaram da reunião, pelo TCE-TO, o conselheiro-substituto Fernando César Benevenuto Malafaia; o chefe da Divisão de Fiscalização de Atos de Pessoal, Fábio Alan de Souza Batista; e a coordenadora de Controle de Atos de Pessoal, Fernanda Almeida Correa Antunes, além de outros servidores.

Pelo TCM-GO, estiveram presentes o secretário de Controle Externo de Atos de Pessoal, Vinicius Nascimento Santos; o gerente da Secex Pessoal, Davi de Castro Batista; e a auditora de controle externo Juliana da Silva Vinhal Andrade, responsável pelos projetos departamentais de inovação da Secex Pessoal.

Inteligência artificial aplicada à fiscalização

Desenvolvido pela Secretaria de Controle Externo de Atos de Pessoal, com apoio da Segecex, da Secex Inovações e STI, o SABIÁ utiliza recursos de inteligência artificial para realizar a análise automatizada de processos de aposentadoria com proventos de até dois salários mínimos.

A ferramenta contribui para ampliar a celeridade, a padronização e a eficiência da instrução processual, permitindo que os auditores concentrem sua atuação nos processos de maior complexidade e risco.

Fonte: TCM-GO

Mais recentes

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

TCE-AM prorroga inscrições para o III Concurso de Artigos Científicos até 19 de outubro

Leia também

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.

Rede Integrar inicia construção do PAT 2027 com a participação dos Tribunais de Contas

Rede Integrar intensifica acompanhamento de ações que devem ter resultados divulgados até o fim do ano