Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Encontro virtual debate participação cidadã no controle externo

O Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Grupo de Pesquisa Politeia, realizam, na próxima terça-feira (17/3), às 15h, o webinário “A participação cidadã como dimensão estratégica do controle externo”. O evento, que está com inscrições abertas, pretende fortalecer o diálogo entre instituições de controle, sociedade civil e academia, compartilhando experiências e estratégias para consolidar a escuta pública e o engajamento cidadão como práticas que aprimoram as auditorias e a gestão pública.

O encontro virtual aborda questões práticas, desde os cuidados na implementação de canais de escuta até a integração da participação social no planejamento das fiscalizações. A parceria com a esfera acadêmica, representada pelo Grupo Politeia (Udesc), destaca o papel da pesquisa científica na formação e no apoio técnico à participação cidadã no controle.

O webinário ocorre em um momento de amadurecimento institucional do TCU, após a publicação do Referencial sobre Participação Cidadã e o desenvolvimento de guias práticos, ambos em 2025. Um acordo informal entre o TCU e a Udesc foi feito para a realização de outros eventos semelhantes ao longo deste ano.

Encontro aberto e gratuito

Segundo o secretário de relações institucionais do TCU, Manoel Moreira, a iniciativa reforça o compromisso da Corte de Contas com o incentivo à participação da sociedade na fiscalização do uso dos recursos públicos. “O controle externo só cumpre seu papel quando as prioridades da fiscalização refletem as reais necessidades do cidadão. Ao incorporar a escuta da sociedade em suas fiscalizações, o Tribunal de Contas da União amplia a efetividade de sua atuação e fortalece a confiança nas instituições públicas”, afirma o secretário, que fará a abertura da programação.

Na visão da professora e pesquisadora do Politeia Paula Chies Schommer, a ênfase na participação social abre muitas oportunidades de criar mecanismos e ações de coprodução do controle. “A interação entre cidadãos e profissionais que atuam no controle público tende a democratizar e aprimorar os serviços públicos e o próprio controle. A universidade pode contribuir para isso por meio de pesquisas, formação e apoio técnico, revelando aprendizagens e ampliando o alcance das práticas”, destaca.

O encontro é aberto e gratuito, sendo direcionado a auditores e servidores de tribunais de contas e organizações de articulação e representação, como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Rede Integrar (formada pelos tribunais de contas do Brasil, por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre Atricon, IRB, TCU e TCEs), auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e das controladorias-gerais de estados e municípios. Também fazem parte do público-alvo do webinário integrantes de organizações da sociedade civil, de observatórios sociais, estudantes, pesquisadores e demais interessados nos temas controle, participação cidadã e gestão pública.

Programação

Abertura
Manoel Moreira de Souza Neto – Secretário de Relações Institucionais do TCU (SRI).

Moderação
Paula Chies Schommer – Professora de administração pública na Udesc – Grupo de Pesquisa Politeia.
Luiz Gustavo Gomes Andrioli – Auditor e especialista sênior no TCU; autor de referenciais e guias práticos sobre participação cidadã e fiscalização focada no cidadão.

Painelistas
Adriana Figueirêdo Arantes – Diretora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
Aurélio Toaldo Neto – Auditor federal de controle externo do TCU e chefe do Serviço de Participação Cidadã da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
Luiz Henrique Xavier – Auditor de controle externo e coordenador de Controle Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Victor Moura – Jornalista e coordenador do coletivo Redes do Beberibe.

Encerramento
15h50 – 16h10 | Espaço Aberto: Momento de perguntas e respostas com interação do público.
16h10 – 16h15 | Considerações Finais: Encerramento oficial e anúncio dos temas dos próximos webinários da série.
Serviço

Webinário “A participação cidadã como dimensão estratégica do controle externo”.
Data: 17 de março (terça-feira).
Horário: das 15h às 16h15.
Inscrições: Até o dia 17/3, por meio do link 1º Webinário Participação Cidadã – Participação Cidadã Como Dimensão Estratégica do Controle Externo

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCU

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.