Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Inscrições para Mostra Paraíba Transparente já passam de 650

AParaiba-transparente-21-07té o final da tarde desta segunda-feira, 24, mais de 670 inscrições já haviam sido confirmadas, no site do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FoccoPB, para participar da I Mostra Paraíba Transparente 2015, que vai reunir os municípios paraibanos, entre os dias 26 e 28 próximos, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado. O evento tem como objetivo avaliar boas práticas de transparência pública, evidenciar problemas enfrentados pelas prefeituras, bem como possibilitar a troca de experiências e expor soluções e caminhos para a melhoria da transparência pública.
As expectativas dos organizadores da Mostra Paraíba Transparente são positivas, levando-se em conta que as inscrições terminam nesta terça-feira (25), por meio do linkWWW.foccopb.gov.br. Segundo informou o coordenador da CGU, Gabriel Aragão, durante o evento a Controladoria manterá um estande para inscrever os municípios que ainda não aderiram ao programa Brasil Transparente da CGU. O órgão integra o Focco, e trabalha na organização do evento, conjuntamente com o TCE, MPF e a Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa.
Espaço para os Comunicadores – Durante a realização da Mostra Paraíba Transparente, haverá dois tempos para os comunicadores, que terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de ferramentas importantes no acesso às informações sobre transparência municipal. Trata-se do  WorkFocco, às 16h, dentro da programação do dia 26, e ás 10h, no dia 27. Um espaço reservado à apresentação das métricas de transparência, meios que norteiam o acompanhamento da gestão pública, no tocante aos Serviços de Informação ao Cidadão, os SICS, a Escala Brasil Transparente da CGU e os meios para avaliação da transparência dos municípios paraibanos. O WorkFocco será apresentado pelo conselheiro André Carlo e Gabriel Aragão, da CGU.
Segundo explicou Gabriel Aragão, essa oficina aos comunicadores permitirá que a imprensa conheça as ferramentas que podem ajudar nas avaliações das informações que serão disponibilizadas pela CGU e pelo TCE, ao longo do semestre, até o final do ano. São dados de acompanhamento, avaliações que precisam ser decodificadas pelos próprios comunicadores.
De acordo com a programação elaborada pelos coordenadores do Focco/PB, a Mostra começa no dia 26, às 14h, com palestras sobre “Os SICS e a Escala Brasil Transparente da CGU e “O TCE-PB e a avaliação da Transparência nos Municípios Paraibanos”. Às 16h acontecerá o IV WorkFocco para comunicadores, espaço concebido ao debate sobre métricas de transparência, destinado à imprensa local e aos estudantes de Jornalismo. Em seguida, dois mini-cursos: O Brasil Transparente – Módulo I, e Transparência Básica encerram as atividades do primeiro dia.
 

Mais recentes

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Leia também

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

O congresso é considerado um espaço para intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela criminalidade organizada internacional

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Muitos dos que participaram da Consulta manifestaram a satisfação pessoal por fazer parte do trabalho de controle externo do TCE.

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

De acordo com informações encaminhadas Secadi, o levantamento alcançou 4.960 respondentes, entre estados, municípios e o Distrito Federal, abrangendo 4.933 municípios, todas as capitais, os 26 estados e o Distrito Federal.