Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

O papel dos conselheiros substitutos é tema de debate no XXVII Congresso dos TCs

O papel dos conselheiros substitutos esteve na pauta do XXVII congresso de Tribunais de Contas na tarde desta quinta-feira (05). Na mesa, discutiu-se a história dos Tribunais de Contas, desde a república velha até a constituição de 1988, de forma a contextualizar o papel dos conselheiros substitutos desde a época.

Para o conselheiro Júlio Pinheiro, do TCE-AM, é necessário mudar paradigmas.¨O momento hoje exige não só pelo que representam os conselheiros substitutos, mas por aquilo que são suas atribuições reconhecidas na lei, as atribuições de judicatura”, disse.

Em sua exposição, o conselheiro substituto Cláudio Augusto Canha, do TCE-PR, comentou que somente no Brasil os conselheiros dos Tribunais de Contas, em sua maioria, são escolhidos pelos poderes executivo e legislativo. Canha contou a história da evolução do papel dos auditores, que em princípio não tinham poder de magistratura, e foram evoluindo em suas funções ao longo da história do Brasil.

Sobre o mesmo assunto, o conselheiro substituto Alexandre Sarquis, do Tribunal de Contas de São Paulo, disse que é importante saber a história e conhecer o papel do conselheiro substituto inclusive para discutir sobre a parte de judicatura que não se encontra na constituição.

No debate, estiveram presentes conselheiros substitutos dos mais diversos Tribunais de Contas do Brasil, do Rio Grande do Sul até o Acre. Desta forma, a discussão pode ser observada de diversos pontos de vista e experiências.  “Eu acredito que tenhamos uma extraordinária representatividade aqui”, afirmou o conselheiro substituto Luiz Henrique Lima.

Mais recentes

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

Primeira turma de imersão para membros de Tribunais de Contas em Reforma Tributária é concluída

Prêmio Atricon +Simples de Linguagem Cidadã 2026 recebe 81 inscrições de 24 Tribunais

IRB celebra 53 anos com vídeo que resgata sua história e homenageia diferentes gerações

Leia também

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Relatório aponta que 84,71% dos municípios pesquisados não possuem plano para crianças de zero a seis anos; desarticulação na rede de saúde e assistência social coincide com teto histórico de bebês com baixo peso.

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

A Comissão de Educação da Atricon e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o MEC, estão mobilizando os TCs de todo o país para participarem dos Encontros Técnicos sobre a Prova Nacional Docente (PND).

Primeira turma de imersão para membros de Tribunais de Contas em Reforma Tributária é concluída

Atricon e IDP reuniram integrantes dos Tribunais de Contas e especialistas em três dias de formação para fortalecer a atuação institucional diante da Reforma Tributária