Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Presidente do TCE-RJ anuncia investimento em tecnologia em entrevista à TV Alerj

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes de Carvalho Junior, inicia sua nova gestão determinado a dotar o TCE-RJ de ferramentas que permitam a criação do processo eletrônico. Para alavancar o salto tecnológico, Jonas Lopes afirma, no Programa TCE-RJ Notícias da TV Alerj,  que vai ao ar nesta sexta-feira (11/1), às 22h, no canal 12 da Net, que investirá na criação do projeto Fábrica de Softwares, para desenvolvimentos de programas e instrumentos que permitam, entre outras coisas, o relacionamento processual do Tribunal com municípios por meio eletrônico. “A grande saída é a tecnologia para agilizar o procedimento de uma Casa que julga 120 mil processos por ano”, destaca Jonas Lopes.

Mas os planos para a segunda gestão na presidência ainda incluem investimento pesado na capacitação de técnicos do Tribunal e de prefeituras, através da Escola de Contas e Gestão (ECG). No programa, que terá reprises  no sábado, às 12h, e no domingo às 21h, Jonas Lopes ressalta que o esforço pela capacitação já resultou no aprimoramento de mais de oito mil gestores anualmente. E avisa: o processo de regionalização dos cursos seguirá por 2013 e 2014. “O trabalho na Escola de Contas e Gestão aflorou nos processos. Das contas que apreciamos dos 91 municípios, só quatro tiveram parecer prévio contrário”, observa, lembrando que hoje o Tribunal, sem deixar de focar sua missão de fiscalizar as contas dos gestores, busca, acima de tudo, orientá-los.

No programa, o presidente faz um alerta aos prefeitos que encerraram seus mandatos deixando para trás contas abertas, dívidas, saúde precária e montanhas de lixo: “O Tribunal de Contas não descansará enquanto não for a município por município onde ocorreram denúncias”. Aberto ao debate, Jonas Lopes disse discordar da Proposta de Emenda Constitucional que tramita na Assembleia Legislativa do Rio para que secretários assumam o papel de ordenadores de despesa. “A Assembleia tem sido uma grande parceira, mas achei a proposta um pouco equivocada porque livra o prefeito e transfere a responsabilidade para o secretário. É uma discussão que ainda haverá pela frente”, pontuou.

Mais recentes

Inaldo Araújo, presidente do IRB, visita nova sede da Atricon em Brasília

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Leia também

Inaldo Araújo, presidente do IRB, visita nova sede da Atricon em Brasília

Inaldo Araújo percorreu os mais de 500 m² ao lado do secretário executivo da Associação, Filipe Radajeski, e do gerente da Sede Brasília, João Lopes.

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.