Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Presidente Edilberto Pontes palestra sobre reforma da previdência e crise financeira

“O diálogo democrático entre as instituições é altamente salutar, os poderes devem ser independentes, mas também harmônicos.” A afirmação foi feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, que participou do Painel II – Reforma da Previdência e Crise Financeira Estadual do XXXI Fórum Nacional – Tributos, Previdência e Infraestrutura: como voltar a crescer”, realizado na tarde desta quinta-feira (19/9), no Rio de Janeiro. O evento prossegue na sexta (20/9).

Durante o debate, o presidente Edilberto Pontes afirmou que o custo de oportunidade deve ser levado em conta. “Os recursos estão concentrados na União e são mal distribuídos”. Segundo ele, é preciso dar uma maior autonomia para os estados.

Mediador do painel, o economista Raul Velloso falou sobre a crise financeira que afeta todos os estados, mas ressaltou o planejamento do Ceará: “é um exemplo de melhor diagnóstico e melhor solução. Tenho certeza que o TCE Ceará contribui para ampliar o diálogo e auxiliar a encontrar boas soluções”.

Promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), o evento aconteceu no edifício sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Depoimento (BNDES). Além do presidente da corte cearense, o painel contou com palestras do secretário de Previdência, Leonardo Rolim, do presidente da Desenvolve – São Paulo, Nelson Antônio de Souza, e do Diretor do Banco de Brasília, Antônio Gil Padilha Bernardes da Silveira.

Fórum Nacional – INAE

Criado em 1988, o Fórum Nacional reúne os principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do país com a finalidade de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira. Em 1991, o Fórum Nacional foi formalizado e adquiriu permanência, com a criação do INAE, sociedade civil sem fins lucrativos.

Com informações do site do INAE.

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.