Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Presidente eleito do CCOR define foco de trabalho para 2014-2016

O Conselheiro Corregedor do TCM-CE, Hélio Parente, é o novo presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil (CCOR). Acaba de ser escolhido durante deliberação do órgão, em Fortaleza, em substituição ao atual titular, Conselheiro Cláudio Terrão, de Minas. O mandato será de dois e a data da posse ainda não está marcada, mas o próximo dirigente já tem foco definido para o seu trabalho: “devemos dar intensa atenção, a partir do acompanhamento das atividades de rotina dos tribunais de contas, à verificação dos benefícios gerados pela aplicação dos recursos públicos. É o que entendemos como prioridade no incentivo ao controle social”.
Na visão do Corregedor Hélio Parente, o primeiro cearense a ocupar a função, “o sistema de contas do Brasil tem que se preocupar com a formalidade, tem que se preocupar com o combate à corrupção, e, principalmente, precisa aferir os resultados. Significa verificar se os valores investidos têm gerado respostas e serviços essenciais aos cidadãos, na resolução de suas necessidades cotidianas, equacionando questões diversificadas e pendências, muitas delas bem antigas”.
MUDANÇA DE MENTALIDADE
Em seu mandato, o presidente recém-eleito do CCOR pretende levar adiante programa que vem sendo desenvolvido pela gestão que se encerra, no sentido de reforçar, junto aos tribunais de contas brasileiros, a necessidade de implantar Ouvidorias. “- desejamos continuar com esse processo de mudança de mentalidade das cortes de contas, para que os cidadãos se sintam estimulados a tomar a iniciativa de levar suas queixas, denúncias e demais questões que consideram pertinentes e da alçada dessas instituições”.
A nova diretoria do CCOR é composta ainda das seguintes funções e demais titulares escolhidos: Vice-presidente de Ouvidorias, Conselheiro Antônio Joaquim (TCE – MT); e Vice-presidente de Corregedorias, Conselheiro Fernando Malheiro (TCE-AC).

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.