Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Que perfil deve ter um Tribunal de Contas?

O grande objetivo de uma instituição pública hoje é legitimar a própria existência. Ainda que a Constituição e as demais normas garantam o aparato estatal no mundo jurídico, ele só permanecerá forte e relevante para a sociedade se impactar concretamente a vida das pessoas. Foi com essa premissa em mente que comecei e concluí, em fevereiro, meu segundo mandato como presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Em 2022, tive a oportunidade de dar sequência a planos de longo prazo iniciados por meus antecessores e também de propor ações que traduzem minha forma de enxergar a atividade de controle externo da administração pública.

O ano foi de muita evolução nos métodos e formas de fiscalização. Houve ainda a retomada total das atividades pedagógicas e da relação com os fiscalizados, e um importante salto na área de tecnologia da informação, que se transformou em meio para quase toda atividade realizada.

Minha intenção, contudo, não é fazer um balanço da gestão, mas jogar luz sobre quatro frentes que considero estratégicas na construção de uma renovada identidade institucional para o Tribunal, com um perfil cada  vez mais dinâmico, acessível e inclusivo.

O primeiro ponto que destaco é o esforço no sentido de ampliar o alcance de sua comunicação com o público em geral. O TCE-SP passou a produzir conteúdo audiovisual digital e abriu canais para difusão desse material na TV Cultura, na Rede ALESP, e em mais de uma centena de TVs Câmaras e TVs comunitárias do Estado de São Paulo, além do próprio site.

Outra prioridade foi a adequação e adesão às políticas de combate ao racismo e à discriminação em suas diferentes formas, em ações conjuntas com a Universidade Zumbi dos Palmares. Cito como resultados concretos a adoção de cotas nos concursos da Casa e a cobrança pública para que os municípios paulistas cumpram com ações afirmativas previstas em lei. A criação da Ouvidoria das Mulheres e a edição de uma cartilha contra o assédio também são exemplos nesse sentido.

A terceira frente é o reconhecimento dos servidores como principal ativo da instituição, o que pode ser exemplificado pela criação da Diretoria de Gestão de Pessoas, cuja finalidade, em última instância, é de fomentar a excelência no desempenho das funções ao mesmo tempo em que proporciona realização profissional para reter talentos no serviço público.

Por fim, cito a preocupação do TCE-SP em estimular e induzir políticas públicas, como parte de sua missão, que não se restringe à análise de números e requisitos legais. Em 2022, foram realizadas cinco fiscalizações ordenadas, com ênfase na educação infantil. Os órgãos fiscalizados também foram formalmente cobrados sobre as condições das escolas, sobre o atendimento à mulher vítima de violência, sobre gastos imprudentes com eventos festivos, entre outros temas.

Essas quatro chaves foram, portanto, a aposta da Presidência em 2022 para vincular a competência constitucional do Tribunal com a realidade cotidiana da população. São iniciativas para fortalecer a identidade institucional do TCE-SP, torná-lo mais dinâmico, acessível e inclusivo, e mantê-lo à altura dos cem anos de história a serem completados em 2024.

Dimas Ramalho – Conselheiro do TCE-SP

Mais recentes

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Leia também

Crise de reputação é acidente aéreo: não há monopólio do erro

Bruno Dantas é empresário e ministro emérito do TCU Leandro Colon é sócio-fundador da Fides Global Consulting

República dos Pequenos Desperdícios

Inaldo Araújo é presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)

O presente e o porvir: os 91 anos do guardião das Geraes