Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

República, democracia e transição

Por Valdecir Pascoal – Conselheiro do TCE-PE

República, democracia e transição 

Valdecir Pascoal

Este 15 de novembro é especial. Celebramos, a um só tempo, a proclamação da república e a festa da democracia, com as eleições municipais em todo o país. Se a democracia indica que a fonte do poder é o povo, a república nos lembra que os eleitos devem administrar, legislar e controlar a res (coisa) em benefício desse mesmo povo. República e democracia são, pois, irmãs siamesas e qualificam uma a outra.

Ao final deste domingo e com o fechamento das urnas, salvo nos casos de reeleição, começam as transições de governo. Nos municípios onde haverá segundo turno, essa fase começa em 15 dias. A forma como essa passagem de bastão da gestão acontece é um importante indicador da qualidade da democracia. Nesse quesito, ainda temos muito a evoluir. No conto “A Sereníssima República” (1882), Machado de Assis, com seu peculiar ceticismo, antevê as agruras de uma futura república e seu sistema eleitoral. Noves fora a simpatia dele pela monarquia, há de se reconhecer, ao menos quanto à ironia do adjetivo do título, que a república, afinal implantada, nunca foi sequer serena. No filme republicano desses 131 anos, destacam-se golpes, rupturas e um quadro assustador de violência política. Até 1988, foram raros os momentos em que a república dialogou com a democracia, não havendo, pois, que se falar em transições dignas do nome.

Os primeiros avanços surgem com as leis eleitorais e a LRF, ao instituírem vedações em fins de mandato. Depois, no âmbito federal e de alguns estados e municípios, foram aprovadas leis disciplinando as transições, com o propósito de evitar os danos causados pelo horrendo costume da descontinuidade das políticas públicas. Elas preveem comissões de transição e garantem aos eleitos o acesso a todos os dados da gestão. Quem descumpre essas leis pode ser punido pelos Tribunais de Contas.

Há uma (com)postura, contudo, que não está prevista em lei e que revela o nível de civilidade política de uma nação: o respeito entre os adversários e às instituições. Não há forma de governo melhor do que a democracia, mas ela, sendo obra humana, não é perfeita, ainda mais com o mundo e as redes sociais vivendo tempos de cólera. Até mesmo na maior democracia do ocidente, presenciamos o antiexemplo de um “aprendiz” que provou ignorar lições cívicas básicas de Tocqueville e dos Federalistas. A esperança é saber que os males da democracia são combatidos com mais democracia e uma porção extra de resiliência das instituições republicanas.

P.S.: O “Testamento Político” de Maurício de Nassau é um exemplo para os governantes.

Valdecir Pascoal – Conselheiro do TCE-PE

 

 

 

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Dívida Pública: ponto preocupante que merece atenção dos Tribunais de Contas

Omar Pires Dias é conselheiro do TCE-RO

Waldir Pires, a COAPAJ e a dívida histórica da Bahia com o controle interno

Inaldo Araújo é presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)

Administração Pública: o elo mais frágil da licitação.

Marco Aurélio Bertaiolli é conselheiro do TCE-SP Robert Werner Koller é chefe de Gabinete do Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli, do TCE-SP