Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Secretaria do Desenvolvimento Humano tem ajuda do Programa Decide do TCE-PB

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano recorreu ao Programa de Defesa do Estatuto da Cidade (Decide), iniciativa do Tribunal de Contas da Paraíba, para o levantamento aerofotogramétrico do terreno onde está localizada a Comunidade Vitória, nome dado à ocupação da obra inacabada do Hotel Cabo Branco, em João Pessoa, por famílias sem teto.

Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana autorizou a disponibilização de drone do Programa Decide para o mapeamento aéreo da área em questão, conforme apelo da secretária Gilvaneide Nunes da Silva. A autorização deu-se em despacho com o coordenador do Programa, arquiteto Expedito de Arruda.

Em seu ofício ao Tribunal, ela se refere à sigla “Decide” como “termo forte, incisivo, conciso, porquanto remete ao propósito de solucionar, definitivamente, as graves questões que afetam o desenvolvimento social e econômico e, enfim, a vida dos que habitam maiores e menores núcleos urbanos”.

 Lembra a secretária que a Comunidade Vitória surgiu em 2010, “quando famílias em situação de vulnerabilidade social ocuparam a obra do antigo hotel, ao lado do Colégio Motiva Oriental, no Altiplano, em cujo terreno, posteriormente, construíram moradias”.

 Também menciona o trâmite da ação de reintegração de posse formulada por proprietários do imóvel e, ainda, uma liminar judicial para suspensão do despejo. “O Ministério Público Federal, por meio do procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, assim como a Defensoria Pública Estadual, vem acompanhando a situação dessas famílias desde 2017”, conta.

 No mesmo ofício, ela ainda informa que a Diretoria do Sistema Único de Assistência Social, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, promove o levantamento dos ocupantes do prédio. “A partir desses dados, será elaborado relatório a ser incluído no processo judicial”. Ao que afirmou, já foram até agora cadastradas cerca de 140 famílias.

 Ascom/TCE

Mais recentes

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Presidente Edilson Silva aborda atuação dos TCs brasileiros durante seminário internacional em Lisboa

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

Leia também

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Missão do Conselho Nacional de Justiça ocorre quatro dias após decisão unânime do Tribunal que determina melhorias de pessoal e infraestrutura nas unidades prisionais acreanas

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

Encontro, que ocorre em 20 de outubro, busca discutir os desafios da implementação do ECA Digital, com palestras e painel de especialistas