Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Servidores participam da primeira oficina do projeto “Cursos de Inverno” na Escoex

Nesta segunda-feira (30.06), 32 servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) começaram a oficina “Gramática Aplicada aos Textos”, na Escola Superior de Controle Externo (Escoex). A oficina segue até o dia 3 de julho e é a primeira fase do projeto “Cursos de Inverno”, que tem o intuito de continuar garantindo oportunidades para que os servidores do TCE-MS possam aprimorar ainda mais seus conhecimentos.
Segundo o coordenador da Escoex, Ben Hur Ferreira, a formação continuada é uma vontade do próprio servidor. Ele explica que “como em julho não há sessões, há um espaço e o curso vem ocupar esse espaço”. Ben Hur Ferreira conta ainda que nesse primeiro momento será estudada a Gramática aplicada aos textos e as novas normas gramaticais e, em um segundo, a Literatura e o Direito vem para consolidar o conteúdo.
O objetivo da primeira oficina é proporcionar aos servidores uma revisão e atualização de conhecimentos da Língua Portuguesa e, dessa forma, melhorar a capacidade de se comunicar por meio da linguagem escrita e oral correta e de acordo com as normas gramaticais. Serão doze horas de aulas, onde os servidores aprofundarão seus conhecimentos sobre gramática aplicada ao texto; entendimento de regras de concordância, acentuação e vírgula, erros morfossintáticos; improbidade vocabular e truncamento sintático.
Instrutor: As aulas estão sendo ministradas pelo professor José Antônio Ruza, que é instrutor de Gramática e Redação Oficial, consultor de Gramática, Redação oficial e Conteudísta de Gramática e Redação oficial da Escola de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, desde 2010. É professor de Concursos Públicos há mais de 21 anos, tem experiência gramatical em correções de provas de várias organizações brasileiras e é professor de Técnicas de Redação para concursos e Interpretação de Textos.
Segunda Fase: o projeto oferecerá ainda o curso “Direito e Literatura”, com enfoque na importância da Literatura na formação humanística. As aulas serão ministradas pelo professor de Filosofia do Direito Herbert Covre Lino Simão, no período de 28 a 31 de julho, das 14h às 17h.
Fonte: Ascom TCE-MS (Texto: Laís Latta)

Mais recentes

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

Leia também

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

A ferramenta, criada para uso interno do TCE-PB, vai facilitar a localização e a compreensão de grandes volumes de informações.

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).