Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCDF comemora 65 anos de trajetória

A semana foi de festa na Capital da República, com os 65 anos de instalação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A cerimônia de entrega das Comendas da Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa a personalidades e servidores que se destacaram no fortalecimento da fiscalização e na gestão dos recursos públicos abriu as comemorações e fez referência à data em que ocorreu a sessão solene de instalação da Corte, em 15 de setembro de 1960.

“Trata-se de um momento cívico, no qual o tribunal se mostra para a sociedade, a fim de dizer o que faz e o que pretende fazer para melhorar a aplicação do dinheiro público, para que o Estado seja mais eficiente, efetivo e econômico, e consiga chegar justamente às áreas mais distantes e que mais necessitam de sua presença”, afirmou o presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade. A função do órgão é assegurar a boa aplicação dos recursos públicos do DF, fiscalizando contratos, obras e políticas públicas para garantir efetividade e transparência na gestão. Na quarta-feira (17), um encontro com membros da entidade, colaboradores, servidores e profissionais da imprensa celebrou a data com festa e corte de bolo. 

O presidente Manoel de Andrade ressaltou a trajetória da instituição desde sua criação, em 1960, no governo de Juscelino Kubitschek, até os novos desafios que marcam o presente. Segundo ele, a Corte tem buscado aliar tecnologia e presença em campo para aprimorar sua atuação. “Hoje é a inteligência artificial como ferramenta para agilizar, racionalizar a ação fiscalizatória do tribunal. Os instrumentos estão aí, como o Google e outras plataformas, na busca de melhorar a qualidade do controle externo, aliado também ao nosso novo método de acompanhar as obras in loco, visitando empresas, secretarias, administrações e autarquias para qualificar a fiscalização”, destacou.

O presidente, decano do Tribunal, com recém-completados 25 anos de Casa, relembrou ainda momentos de sua própria trajetória política e profissional, conectando sua experiência de vida ao compromisso atual de tornar o TCDF um órgão moderno e próximo da sociedade. “Nosso Tribunal é modelo em gestão e controle externo. Temos o melhor quadro técnico possível e, com isso, alimentamos a esperança de seguir aprimorando o Estado e garantindo presença efetiva em áreas essenciais como saúde, educação e segurança”, disse.

>> Confira as fotos do evento

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCDF.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.