Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-AM suspende concurso público em Ipixuna

O conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), auditor Mário Filho, suspendeu, cautelarmente, o concurso público para provimento de 160 vagas na Prefeitura de Ipixuna. A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE da última terça-feira (17).

O concurso foi instituído pelo Edital nº 01/2019 e possuía vagas para as Secretarias de Administração e de Educação do município. Na decisão, o auditor informou que a medida atende a uma denúncia feita por um cidadão que apontou irregularidades no certame.

Entre as possíveis irregularidades estão o registro de candidatos que teriam realizado provas para diferentes cargos no mesmo horário e a existência de candidatos na lista de aprovados que não constavam na lista de inscritos. A Prefeitura de Ipixuna tem 15 dias para apresentar justificativas à Corte de Contas.

Para o relator, os fatos alegados poderiam causar danos ao erário, beneficiando servidores que já se encontravam trabalhando na Prefeitura.

O certame

O concurso público para provimento de cargos na área administrativa e de educação da Prefeitura de Ipixuna teve provas objetivas realizadas em julho deste ano, com o objetivo de preencher vagas de ensino fundamental a superior, em cargos diversos como auxiliar de serviços gerais, vigia, merendeira, agente administrativo, assistente social, médico clínico geral e professor. Os salários variaram R$ 1 mil a R$ 10 mil.
Decisão Ipixuna
Texto: Deborah Oliveira 

Mais recentes

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

Experiência compartilhada na Rede Integrar aproxima Tribunais de Contas no uso de inteligência artificial

Leia também

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

Encontro, que ocorre em 20 de outubro, busca discutir os desafios da implementação do ECA Digital, com palestras e painel de especialistas

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.