Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-CE: Governantes são incentivados a adquirir produtos de pequenos empresários

Prefeitos, vice-Prefeitos, Presidentes de Câmaras de Vereadores e Secretários municipais de todo o Brasil se reunirão, nesta quarta-feira (13/3), para incentivar o desenvolvimento econômico local. Todos farão parte do evento “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”, que acontecerá em todos os Tribunais de Contas (TCs) do País, sendo 22 capitais de forma simultânea.

Fruto da parceria firmada entre os Tribunais de Contas, por meio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), e o SEBRAE,  o encontro acontecerá em Fortaleza na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE), no Cambeba, e deverá reunir cerca de 300 participantes.

Prefeitos dos 184 municípios cearenses serão incentivados a fazer uso da Lei das Micro e Pequenas Empresas, dentro da legalidade da Lei das Licitações (nº 8666/93).O objetivo é divulgar a Lei Estadual 15.306/2013, uma regulamentação da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, a qual institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) pretende alertar os municípios cearenses sobre a importância de conhecer e cumprir a Lei. E uma forma de incentivar o uso da Lei Estadual é mostrar os benefícios que os municípios podem ter no desenvolvimento local, fazendo a aquisição de produtos e contratando serviços dos pequenos empreendedores. Além de incentivar o contrato com o pequeno empresário, a Corte de Contas vai cumprir o seu papel de órgão fiscalizador.

De acordo com a conselheira Soraia Victor, que representará a Corte de Contas estadual no evento, os prefeitos temem a improbidade administrativa, mas esquecem que toda Lei tem sua exceção. “É possível comprar dos pequenos empresários, cumprindo a Lei da Licitação, adquirindo produtos até 10% mais caros (a chamada vantagem ficta) ou contratando serviços no valor de até R$ 80 mil sem a concorrência do grande empresário, desde que dê preferência a esse pequeno empresário que saiu da informalidade.”

Soraia Victor acrescenta que o grande objetivo desta parceria entre os TCs e o Sebrae é abrir oportunidades de crescimento, gerar renda para empresário e Município, a fim de que as pessoas não utilizem apenas os programas sociais do Governo como única fonte de renda.

Serviço:

“Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”

Dia 13/3/2013, às 13h

Local: Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE) – Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba

Mais recentes

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 63/2026

Leia também

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

Um encontro, realizado na sede do STJ, em Brasília, teve como foco o fortalecimento da cooperação entre as instituições e a construção de iniciativas conjuntas.

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Cerca de 70 técnicos de Tribunais de Contas de todo o país estiveram reunidos no TCE-AL para a Semana da Garantia da Qualidade.

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a quinta etapa das capacitações regionais dedicadas à mensuração de benefícios gerados a partir das ações de controle externo, que acontecerá na Região Suedeste do país, de 29 de setembro a 1º de outubro, na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio)