Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-CE: Instituto Plácido Castelo é recredenciado para realizar cursos de pós-graduação lato sensu

A Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), continuará com a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, na área da sua competência. O recredenciamento foi concedido pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), a partir de 1º de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2026. A informação está no parecer nº 291/2022, emitido pela Câmara da Educação Superior e Profissional, do CEE.

A solicitação foi feita pelo então diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, por meio do processo nº 11323696/2021. O recredenciamento considera as normas estabelecidas pela Resolução CEE nº 470/2018, que estabeleceu normas para o credenciamento de Escolas de Governo, criadas, mantidas ou incorporadas pelo Poder Público, integrantes do Sistema de Ensino do Estado do Ceará, para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

O Instituto Plácido Castelo, integrante da Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará, já ofertou duas Pós-Graduações. A primeira foi “Fronteiras do conhecimento em auditoria governamental: desafios para o século XXI”, finalizada em dezembro de 2019. A especialização foi composta por quatro módulos de disciplinas (Perfil Comportamental, Área de Atuação do Auditor, Ciência de Dados e Metodologias).

A segunda Pós-Graduação, que está em fase de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), é em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”, realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). O curso visa ofertar serviços públicos cada vez mais qualificados, com uso de novas tecnologias e sistemas de informação.

Uma das principais competências da Escola de Contas é promover a organização e administração de capacitações de treinamento e de aperfeiçoamento, voltados para a administração pública do Ceará. Também atua no desenvolvimento de atividades de pesquisas e estudos sobre questões relacionadas com as técnicas de controle interno e externo.

Fonte: TCE-CE

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.