Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-GO suspende pregão na SEDS

Licitação visa ao gerenciamento da manutenção da frota de veículos da pasta

Em medida cautelar, o conselheiro Saulo Mesquita, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), determinou na última quarta-feira (27/out) a suspensão do Pregão Eletrônico n° 025/2021, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS). A licitação tem como objetivo a contratação de serviço de gerenciamento eletrônico e controle de manutenções preventivas e corretivas, guincho e fornecimento de óleo, lubrificantes, pneus e peças para a manutenção de veículos.

A medida atende representação, alegando que o edital de licitação traz cláusulas que prejudicam o caráter competitivo do certame, ao exigir que a contratada mantenha, na grande Goiânia, um preposto responsável pela execução contratual. Mesquita reconheceu haver aparente excesso na exigência, que pode afastar licitantes sediados em outras localidades, os quais, em tese, poderiam cumprir com o objeto contratado, mesmo à distância.

O conselheiro também levou em consideração a exigência de Certidão de Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), “uma vez que a contratada não prestará os serviços diretamente, mas sim por meio de rede credenciada, cabendo a esta a expertise necessária”. Para Mesquita, essas exigências, aparentemente violam a regra da ampla competitividade, podendo frustrar a contratação em moldes mais vantajosos para a Administração”.

A SEDS tem prazo de 15 dias úteis para apresentar suas alegações de defesa e a decisão cautelar será encaminhada para referendo do Tribunal Pleno do TCE-GO.

Diretoria de Comunicação Social

Mais recentes
Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

G1: TCE aponta falta de planejamento para a primeira infância em MG; 84% das cidades não têm plano específico

Márcio Pacheco é reeleito presidente do TCE-RJ para o biênio 2027-2028

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

TCE-PB participa de projeto-piloto da Atricon para aperfeiçoar o MMDi-TC

Estudo do TCE-PE aponta que menos de 30% dos municípios de Pernambuco têm coleta e tratamento de esgoto

Leia também

Márcio Pacheco é reeleito presidente do TCE-RJ para o biênio 2027-2028

Na mesma sessão, foram eleitos o conselheiro Thiago Pampolha Gonçalves para a Vice-Presidência e o conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento para o cargo de corregedor-geral. As três escolhas foram unânimes.

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

As apresentações estão marcadas para o dia 24 de novembro, conforme prevê a programação oficial do evento.

TCE-PB participa de projeto-piloto da Atricon para aperfeiçoar o MMDi-TC

Para o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, a participação da Corte Paraibana nesta etapa representa uma oportunidade para contribuir diretamente com o aperfeiçoamento da metodologia, a partir da experiência e das características do Tribunal.