Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-GO utiliza inteligência artificial na busca de documentos

A ferramenta, denominada Louise, vai simplificar as buscas de expressões no site do TCE-GO

Uma ferramenta capaz de simplificar e agilizar as buscas de palavras e expressões no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) já está disponível para os usuários internos e será brevemente liberada para acesso por qualquer cidadão. Inicialmente, os documentos do eTCE-GO e portarias estão sendo carregados para o sistema, sendo que restam 60% de todo o conteúdo para serem processados. A proposta é que a pesquisa seja simples, nos moldes do que ocorre nas buscas do Google.

A plataforma, baseada em processamento de linguagem por meio da inteligência artificial (IA), recebeu o nome de Louise e é capaz de buscar não apenas palavras literais, mas também entender o significado das palavras, realizando a pesquisa por meio de similaridade dos termos. Outros conjuntos de documentos estão previstos para serem incluídos no sistema, como o Diário Eletrônico de Contas, o Diário Oficial do Estado de Goiás e documentos enviados pelos jurisdicionados exigidos na Resolução Normativa 007/2020.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do Tribunal, Licardino Siqueira Pires, a Louise foi implementada como uma versão do Bert, uma rede artificial da Google treinada com a utilização de todos os artigos da Wikipédia, que possui código aberto e possibilitou uma adaptação ao conteúdo textual do TCE-GO.

PRÓXIMOS PASSOS

Por ser um sistema de IA, a Louise passa por um constante aprendizado. A cada pesquisa e escolha ela verifica se os documentos retornados foram bons ou não de acordo com a posição do link escolhido e assim, pode ir melhorando sua busca com o passar do tempo.

Em um segundo momento, a Gerência de TI pretende treinar a Louise para se especializar no conteúdo produzido pela Corte de Contas, que utiliza linguagem técnica e jurídica. “Vamos deixar a Louise lendo todos os documentos do TCE várias vezes e por horas, e quem sabe, dias a fio, até ela aprender muito bem nossa forma de escrita. O Tribunal terá como benefício uma ferramenta com assertividade ainda maior de busca documental”, explica Licardino. “A Louise provavelmente será a “servidora” mais especializada em TCE-GO que teremos”, conclui.

Por enquanto, para acessar a Louise é preciso fazer o login pelo sistema TCE-Net. Clique aqui e confira.

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom), com informações da GER-TI/TCE-GO; Ilustração: Anderson de Castro

Diretoria de Comunicação

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.