Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MG adere a projeto para a garantia da universalização do acesso à educação infantil no estado

O presidente Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Ângelo, participou, na sexta-feira (04/04), do lançamento do “Projeto Crescer Juntos: Creche e Oportunidades”, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Na oportunidade, o presidente assinou um termo de intenção, celebrado entre TCEMG, MPMG, Tribunal de Justiça (TJMG) e Ministério Público de Contas (MPCMG), para fortalecer e ampliar o projeto, que tem por objetivo garantir o acesso à educação infantil de crianças entre zero e três anos, num ambiente seguro e educativo.

Durval Ângelo afirmou que o Tribunal de Contas prioriza a Primeira Infância como política pública fundamental no estado. Informou que o TCE vai fiscalizar a situação das obras estaduais de creches e pré-escolas que estão paralisadas, além de reforçar o monitoramento no pacto pela retomada das obras federais na área da Educação. Essas obras representariam 35 mil novas vagas na educação infantil. “O acesso à Educação é um direito fundamental. O Tribunal já está emitindo alertas para municípios que não universalizaram a educação infantil”, destacou Durval.

“Os tribunais de contas do Brasil têm priorizado a Primeira Infância, num verdadeiro pacto pela educação. E nós estamos abraçando essa ideia. Vamos trazer para Minas Gerais o 2º Congresso Brasileiro da Primeira Infância, a ser realizado nos dias 27 a 29 de agosto”, pontuou o presidente. Durval lembrou, ainda, que o TCE está realizando uma auditoria operacional na Primeira Infância, e os resultados serão apresentados no congresso de agosto. A qualidade da alimentação ofertada às crianças é um dos pontos da fiscalização.

Durval concluiu reforçando a importância de ações concretas e urgentes na política pública da Primeira Infância. “O que está colocado hoje é que a gente não pode pensar em relação ao futuro das nossas crianças, o que a educação representa na construção desse futuro. Precisamos pensar no hoje. Hoje é o amanhã. Essa é a grande lição”.

O procurador-geral do MPCMG, Marcílio Barenco, e a procuradora Cristina Melo, que possui longa trajetória de atuação em prol da educação pública, também assinaram o termo. “No Ministério Público de Contas, a gente enxerga o projeto como algo muito além do que a gente reforça diariamente. Muito se fala da Primeira Infância, mas não se debruça sobre os números e nas dificuldades da execução da política pública em si”, disse Barenco, destacando a importância do trabalho em conjunto entre as instituições e a possibilidade de levar o projeto para outros estados do país.

O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Filho, lembrou um provérbio africano que destaca ser necessário uma aldeia inteira para educar uma criança. “A aldeia precisa da criança para se desenvolver e sobreviver. E para que as crianças cresçam de maneira integral, elas dependem do Poder Público, da sociedade e da família. Essa é uma relação simbólica, pois todos temos a responsabilidade de formar o cidadão do futuro”.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAOEDUC), Giselle Oliveira, que conduz o projeto, encerrou a solenidade lembrando que menos de 40% das crianças mineiras são atendidas por creches, sejam elas públicas ou privadas. “E em 94% dos municípios há filas de espera por vagas em creches. Estamos falando de mais de 60 mil crianças aguardando por vagas nessas unidades”, apontou.

“Cada real investido na Educação Infantil ajuda a promover o desenvolvimento sustentável que retorna à sociedade de forma multiplicada, reduzindo gastos futuros em assistência social, em saúde e, muitas vezes, até em segurança pública”, ponderou a promotora, concluindo que “as creches devem ser vistas como ferramentas de equidade e como espaços de oportunidades que rompem barreiras sociais e constroem justiça desde a infância”.

Veja, abaixo, fotos da cerimônia.

TCEMG adere a projeto que visa garantir universalização do acesso à educação infantil no estado

Fonte: TCE-MG

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.