Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS julga mais de 2 mil processos em ano de pandemia

De acordo com o relatório da Secretaria das Sessões, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul julgou 2.183 processos em 2020. Utilizando recursos da tecnologia da informação, as sessões das Câmaras e do Tribunal Pleno foram realizadas por meio da plataforma virtual.

Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em razão da pandemia mundial pelo risco de contágio do coronavírus, a modalidade de julgamento, regulamentada pelo TCE-MS segue a mesma dinâmica das sessões presenciais, com processos de interesse estadual e municipal.

Processos como recursos ordinários, prestação de contas, contratos administrativos, contratos de obras, de inexigibilidade, convênios, licitações, atas de registro de preços, entre outros, foram relatados pelos conselheiros nas Câmaras e no Pleno.

Em 43 sessões realizadas pelo Tribunal Pleno, 4 foram presenciais, 35 on-line e 4 reservadas, os conselheiros relataram 1.089 processos.

Já a Primeira Câmara Deliberativa realizou 33 sessões neste ano, que resultaram em 556 processos julgados. Pela Segunda Câmara, os conselheiros participaram de 34 sessões e relataram o montante de 538 processos.

Os números demonstram que o modelo de sessão virtual adotado pelo TCE-MS se consolidou, promovendo, cada vez mais, a transparência e celeridade no julgamento dos processos, mantendo a efetividade do serviço público. 

Olga Mongenot

Mais recentes

Protocolo para cooperação internacional é formalizado durante reunião em Portugal

Congresso da ABCPública terá lançamento de guia impresso sobre contratações de publicidade

X ENTC prorroga prazo para inscrição de iniciativas em oficinas

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 64/2026

PNTP 2026 entra na etapa de Garantia da Qualidade, confira os próximos passos

Leia também

Protocolo para cooperação internacional é formalizado durante reunião em Portugal

O presidente da Atricon, Edilson Silva, participou de reunião com o vice-reitor da Universidade de Coimbra João Nuno Calvão da Silva para assinatura de protocolo de cooperação que estabelece bases de cooperação futura em matéria de atividades acadêmicas, científicas e institucionais conjuntas

Congresso da ABCPública terá lançamento de guia impresso sobre contratações de publicidade

A apresentação ocorrerá no dia 17 de setembro, às 17h, no Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

X ENTC prorroga prazo para inscrição de iniciativas em oficinas

Com a mudança, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de setembro e as apresentações acontecerão no dia 24 de novembro, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, na cidade de Belém (PA).