Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS realiza oficina on-line sobre Plano Municipal da Primeira Infância

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul realizou nesta quinta-feira, 27 de junho, uma oficina temática para a Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. Quase duzentas pessoas, entre secretários e técnicos de saúde, educação, assistência social e de planejamento, orçamento e finanças dos 79 municípios do Estado, participaram da reunião on-line.

A oficina temática “Passo a passo para a Elaboração do PMPI” tem o objetivo de orientar os gestores públicos na implantação de ações estratégicas nas áreas da saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana, cultura, lazer e nutrição voltadas para a Primeira Infância.

O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de todos municípios terem um PMPI, consolidado na forma de projeto de lei. “Os trabalhos que ora se realizarão, já com a definição das Comissões e com os coordenadores que participam dessa oficina, servirão de base para a próxima etapa do nosso Programa, que será a inserção das ações que estarão no Plano final, dentro do planejamento orçamentário dos municípios”.

O Comitê de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância trouxe para essa oficina um importante exemplo de município que já possuiu um PMPI. O secretário de educação, cultura e esporte de Alcinópolis, Jesus Aparecido de Lima, fez uma breve apresentação do trabalho desenvolvido no município em prol da primeira infância e de como foi todo o processo que culminou com o PMPI de Alcinópolis. Uma equipe do TCE-MS esteve em Alcinópolis na semana passada para ver de perto as ações desenvolvidas no município a partir do Plano Municipal da Primeira Infância.

A coordenadora da dimensão Capacitação do Programa, Sandra Rose Rodrigues, destacou a importância da participação do secretário. “Alcinópolis já avançou na elaboração e implantação do PMPI e está na etapa de monitoramento e avaliação. Então hoje ele trouxe uma contribuição com relatos de situações concretas e as possibilidades para a elaboração do Plano”.

O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo Dionizio, informou que até hoje 40 municípios já publicaram o decreto instituindo as Comissões que serão responsáveis pela elaboração dos PMPIs dos municípios. “O nobre trabalho que vocês estão realizando, com o apoio do TCE, tem prazo e um cronograma a ser cumprido. Vocês elaborarão um documento alinhado com a realidade dos seus municípios, que vai passar pelo crivo do Poder Legislativo, transformando em lei o PMPI”

A defensora pública Débora Paulino, que integra o Comitê Ampliado do Programa, também participou da oficina on-line.

Fonte: TCE-MS

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.