Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MT alerta para função fiscalizadora do Legislativo Municipal para melhoria das políticas públicas

3e783a043e3a35dbb2c756dc29e3fb09O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu parecer prévio favorável às contas de Governo da Prefeitura de Nobres, exercício de 2014, sob a gestão de Sebastião Gilmar Luiz da Silva. Relatado pelo conselheiro José Carlos Novelli, a gestão respeitou todos os limites constitucionais relacionados aos investimentos nas área de saúde, educação, FUNDEB, repasse do Legislativo, gastos com pessoal e demonstrou crescimento significativo na arrecadação entre 2010 a 2014. No entanto, o Pleno fez um alerta ao Legislativo e Executivo quanto aos baixos índices de saúde em pelo menos cinco indicadores.

Nas contas de Governo o TCE-MT verifica se as contas anuais representam adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial em 31/12, bem como o resultado das operações de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade aplicada à administração pública; a observância aos limites constitucionais e legais na execução dos orçamentos públicos; o cumprimento dos programas previstos na LOA quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e atingimento das metas, assim como a consonância dos mesmos com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias; o resultado das políticas públicas, evidenciando o reflexo da administração financeira e orçamentária no desenvolvimento econômico e social do município. O relatório é produzido e julgado pelo Pleno do Tribunal mas as contas de Governo são julgadas pelo Legislativo Municipal.

No que se refere a saúde do municipio, tomando por base indicadores do exercício de 2013, Nobres apresentou resultados ruins. É o caso da Taxa de Tuberculose que 2013 o indicador do município ficou em 66,66%, enquanto a média Brasil esta em 35,94%, o que caracteriza o auto índice dessa doença no município e revela a necessidade de melhorias nesta área para evitar o aumento. Igualmente foram ruins os indicadores de mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório, Internação por Infecção Respiratória Aguda, Mortandade por Doenças do Aparelho Circulatório e de Detecção de Hanseníase.

No caso da Educação, o relator também alertou o Legislativo. Com relação a proporção de Escolas Municipais com Nota na Prova Brasil (matemática e português 4ª série/5° ano), “Nobres apresentou índice inferior a média Brasil, razão porquê entendo que a educação deste município carece de melhorias”, ressaltou em seu voto.

As melhorias nas políticas públicas de saúde e educação do município de Nobres já haviam sido recomendadas no julgamento de contas de governo, do exercício de 2013 para que o Legislativo determinasse providencias. É função do Legislativo a fiscalização do governo realizado pelo Executivo, como estabelecido no art. 31 da Constituição da República. ” A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei”.

O conselheiro Novelli lembra ainda que “a atividade fiscalizadora da Câmara efetiva-se mediante vários mecanismos, tais como pedidos de informações aos Prefeitos, convocação de auxiliares diretos deste, investigação mediante comissão especial de inquérito, tomada e julgamento das contas do Prefeito. Como representantes do povo e agentes políticos, os vereadores devem tomar postura ativa, levando ao conhecimento do Prefeito os anseios da população e os problemas do município, bem como, cobrando a melhora dos resultados de políticas públicas”, finalizou.

Mais recentes

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 63/2026

Leia também

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

Um encontro, realizado na sede do STJ, em Brasília, teve como foco o fortalecimento da cooperação entre as instituições e a construção de iniciativas conjuntas.

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Cerca de 70 técnicos de Tribunais de Contas de todo o país estiveram reunidos no TCE-AL para a Semana da Garantia da Qualidade.

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a quinta etapa das capacitações regionais dedicadas à mensuração de benefícios gerados a partir das ações de controle externo, que acontecerá na Região Suedeste do país, de 29 de setembro a 1º de outubro, na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio)