Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MT debate os desafios da saúde pública em II Fórum Municípios e Soluções

Para discutir os desafios do sistema público de saúde, o Tribunal de Contas de Mato Grosso deu início na manhã de hoje o II Fórum Municípios e Soluções para gestores públicos. Durante os dias 26 e 27 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, representantes de conselhos, especialistas, profissionais da saúde e gestores com experiência bem sucedida irão apresentar 19 palestras, divididas em cinco painéis temáticos. A realização do evento tem como objetivo contribuir e auxiliar na criação de possíveis soluções para as principais dificuldades enfrentadas pela gestão da saúde pública naquele Estado.

Confira AQUI a programação completa do evento!

Também serão apresentados alguns dos apontados de diagnósticos feitos pela Secretaria de Auditorias Especiais do TCE-MT, que em 2014 está visitando 31 Unidades Básicas de Saúde de 12 municípios de Mato Grosso, para verificar os principais fatores que influenciam nos indicadores sociais de políticas públicas. A metodologia para coleta de informações consiste nas observações das unidades quanto ao funcionamento e atendimento, no exame da infraestrutura física e em entrevistas estruturadas ao secretário Estadual de Saúde/Gestor Estadual da Atenção Básica, membros das equipes de monitoramento e avaliação da Secretaria Estadual, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, membros do Conselho Estadual de Saúde e dos Conselhos Municipais de Saúde.

Este já é o segundo fórum idealizado pelo TCE-MT, com foco na melhoria da gestão dos 141 municípios de Mato Grosso. No primeiro evento, realizado nos dias 24 e 25 de abril deste ano, foi apresentado um panorama de alternativas para incrementar a receita própria municipal sem depender exclusivamente das transferências de receitas de impostos estaduais e federais. Prefeitos, presidentes de câmara municipal, secretários municipais de finanças, procuradores jurídicos, controladores internos e contadores dos municípios estiveram entre os participantes.

Mais recentes

Protocolo para cooperação internacional é formalizado durante reunião em Portugal

Congresso da ABCPública terá lançamento de guia impresso sobre contratações de publicidade

X ENTC prorroga prazo para inscrição de iniciativas em oficinas

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 64/2026

PNTP 2026 entra na etapa de Garantia da Qualidade, confira os próximos passos

Leia também

Protocolo para cooperação internacional é formalizado durante reunião em Portugal

O presidente da Atricon, Edilson Silva, participou de reunião com o vice-reitor da Universidade de Coimbra João Nuno Calvão da Silva para assinatura de protocolo de cooperação que estabelece bases de cooperação futura em matéria de atividades acadêmicas, científicas e institucionais conjuntas

Congresso da ABCPública terá lançamento de guia impresso sobre contratações de publicidade

A apresentação ocorrerá no dia 17 de setembro, às 17h, no Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

X ENTC prorroga prazo para inscrição de iniciativas em oficinas

Com a mudança, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de setembro e as apresentações acontecerão no dia 24 de novembro, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, na cidade de Belém (PA).