Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PB realiza auditoria coordenada em 103 creches para verificar políticas públicas na educação infantil

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba realizou mais uma operação de Auditoria Coordenada, a primeira de 2025, para analisar o funcionamento de 103 creches/escolas da rede municipal de ensino em 81 municípios do Estado, envolvendo 10.267 mil crianças de 0 a 3 anos. A ideia é verificar a estrutura escolar das unidades, itens como aspectos pedagógicos, segurança e alimentação, em conformidade com as específicas políticas públicas, segundo avaliou o presidente da Corte, conselheiro Fábio Nogueira, em entrevista coletiva na manhã da última quinta-feira (20), na sede do TCE.

A operação simultânea e sem aviso prévio começou por volta das 8h e utilizou 32 equipes com a participação de 64 auditores de controle externo e técnicos, que realizaram inspeções in loco, registrando as condições das creches em fotos e com base em um questionário com 55 itens. O presidente enfatizou que a Auditoria do TCE fará relatórios individualizados, que serão anexados aos processos de acompanhamento da gestão e, no caso de inconformidades, serão emitidos alertas para a regularização.

Na entrevista, às 10 horas, no Espaço Cidadania Digital do TCE, o conselheiro apresentou os primeiros resultados da auditoria em tempo real. Na oportunidade 55% dos municípios já haviam sido visitados, com a apresentação de 485 registros fotográficos, que serão anexados aos respectivos processos, conjuntamente com os relatórios finais em um prazo de 15 dias. Na próxima sessão do Tribunal Pleno na Corte, segundo antecipou o presidente, serão apresentados os primeiros resultados da Auditoria Coordenada.

O diretor de Auditoria e Fiscalização do TCE, Eduardo Albuquerque, explicou que os dados levantados pelos auditores estão sendo anexados, simultaneamente, ao painel de acompanhamento em tempo real, instalado no Espaço Cidadania. A cada movimentação os números eram atualizados. Adiantou que ao final, haverá a consolidação dos resultados. Na próxima auditoria, o Tribunal fará um comparativo dos relatórios, depois das recomendações feitas pelos relatores, a partir dos alertas.

O conselheiro Fábio Nogueira reiterou ainda, que o trabalho do Tribunal de Contas atende a uma nova realidade do controle externo, moderno e contemporâneo, preocupado com os resultados das políticas públicas e dos recursos que estão sendo aplicados, especialmente nas áreas mais sensíveis como saúde e educação. Ele lembrou que o TCE vai intensificar essa ação com o lançamento do pacto pela primeira infância no próximo dia 28 de abril, reunindo diversos atores, com representatividades da sociedade civil.

Primeira Infância – O pacto pela primeira infância é uma iniciativa da atual gestão, um projeto idealizado pelo conselheiro Fábio Nogueira, e tem como objetivo unir forças em torno desse importante desafio social para fortalecer políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos. O presidente enfatizou a relevância do pacto, que vai traçar eixos de atuação para aprimorar a atenção à primeira infância no Estado.

GALERIA DE FOTOS: https://flic.kr/s/aHBqjC65uu

Fotos da Coletiva: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.579891161750554&type=3

Mais recentes

Alfabetização lidera prioridades dos Tribunais de Contas; educação infantil concentra resultados percebidos de sua atuação

Atricon e IRB pedem participação de países da Região Amazônica no IV ENAPI

+Simples promove encontros sobre reputação institucional e linguagem acessível nesta semana

Outubro Rosa: Programação “Fala Mulher” conscientiza servidoras do TCE-PA sobre saúde

MEC capacita equipes dos Tribunais de Contas sobre utilização da Prova Nacional Docente

Leia também

Alfabetização lidera prioridades dos Tribunais de Contas; educação infantil concentra resultados percebidos de sua atuação

Levantamento inédito com os 33 TCs brasileiros revela atuação que combina auditorias, monitoramento, capacitação e articulação institucional diante de desafios como aprendizagem, falta de vagas e capacidade de planejamento das redes públicas.

Atricon e IRB pedem participação de países da Região Amazônica no IV ENAPI

O convite foi entregue pelo conselheiro Edson Ferrari, presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB e coordenador da Primeira Infância da Atricon, e pelo conselheiro Júlio Pinheiro, presidente do Comitê Técnico do Meio Ambiente.

+Simples promove encontros sobre reputação institucional e linguagem acessível nesta semana

As atividades serão realizadas nos dias 28 e 29 em formato on-line, das 10h às 11h, e terão como convidados Felipe Paniago, cofundador e diretor de Marketing (CMO) do Reclame AQUI, e Carlos André Pereira Nunes, linguista, jurista e assessor jurídico do TCM-GO.