Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RJ ganha declaração de garantia de qualidade da Atricon

Atricon - TCE-RJO Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) recebeu da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) a Declaração de Garantia de Qualidade atestando que o TCE-RJ atende aos parâmetros do Marco de Medição de Desempenho (MMD) do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC). O documento foi entregue pelo Comitê Gestor da Atricon que esteve no TCE-RJ, nos dias 21 e 22 e outubro, para aferir os resultados da autoavaliação feita pela Corte de Contas fluminense com base em normas internacionais de auditoria e resoluções da própria Atricon.

O QATC e o MMD têm por objetivo fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para que os Tribunais de Contas brasileiros atuem de maneira harmônica e uniforme. A padronização tem o propósito de aprimorar a qualidade e a agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência, a partir de um modelo de fácil verificação e confirmação. O MMD é composto por 27 indicadores, com mais de 500 critérios de avaliação, e abrange áreas relevantes como normas e resultados de auditorias, comunicação e gestão, desenvolvimento organizacional e recursos humanos.

O presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior, recepcionou o Comitê Gestor da Atricon formado pelo conselheiro Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), e seu assessor Fernando Soares Garcia; pelo conselheiro substituto Jaylson Fabianh Lopes Campelo, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI); e pelo servidor Reinaldo dos Santos Valino, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

Os representantes da Atricon tiveram livre acesso às dependências do TCE-RJ, avaliaram o funcionamento da Corte de Contas e validaram as respostas e evidências que lhes foram apresentadas pela Comissão de Avaliação do MMD do TCE-RJ, que teve a coordenação do secretário-geral de Controle Externo, Carlos Roberto de Freitas Leal, e envolveu a participação dos diversos setores do Tribunal.

Mais recentes

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 63/2026

Leia também

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

Um encontro, realizado na sede do STJ, em Brasília, teve como foco o fortalecimento da cooperação entre as instituições e a construção de iniciativas conjuntas.

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Cerca de 70 técnicos de Tribunais de Contas de todo o país estiveram reunidos no TCE-AL para a Semana da Garantia da Qualidade.

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a quinta etapa das capacitações regionais dedicadas à mensuração de benefícios gerados a partir das ações de controle externo, que acontecerá na Região Suedeste do país, de 29 de setembro a 1º de outubro, na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio)