Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RR participa de fiscalização unificada nacional

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) retoma as atividades de fiscalização ordenada, após um período de pausa causado pela pandemia de covid-19, agora em uma ação coordenada nacional. A primeira ação do ano é voltada à área da educação, com início nesta segunda-feira,24, baseada em um modelo unificado nacional batizado como Operação Educação.

As atividades estão sendo organizadas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com a coordenação Técnica do Instituto Rui Barbosa (IRB) e serão desenvolvidas ao mesmo tempo pelos 33 Tribunais de Contas brasileiros.

De acordo com o vice-presidente e relator da educação, conselheiro Brito Bezerra, a fiscalização tem o propósito de verificar as condições estruturais das escolas em nosso estado, é uma fiscalização que esta ocorrendo em todo Brasil. “ Os tribunais de contas do Brasil estão atuando dentro dessa nova visão aproximando-se cada vez mais da gestão pública e contribuindo para a construção de políticas pública, nos devemos estar presentes de forma concomitante em todos os movimentos”, disse.

O que é

A fiscalização ordenada faz parte das atividades de controle externo da Administração Pública. Os técnicos da instituição saem a campo de maneira ordenada e sem aviso prévio aos gestores das unidades fiscalizadas, a fim de aferir a qualidade dos serviços prestados à população em temas definidos pela gestão do órgão.

Fonte: TCE-RR

Mais recentes

Atricon apresenta proposta para ampliar transparência nas contratações públicas de eventos

Congresso Internacional discute o papel estratégico dos TCs na gestão pública

TCE-PB: Seminário tem nas ações culturais um motor do desenvolvimento econômico

Presidente Edilson Silva recebe Medalha Cunha Pedrosa do TCE-PB 

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 62/2026

Leia também

Atricon apresenta proposta para ampliar transparência nas contratações públicas de eventos

A iniciativa foi construída pela Atricon a partir da experiência acumulada pelo Sistema Tribunais de Contas na fiscalização dessas despesas e tem como objetivo transformar situações identificadas pelos órgãos de controle em uma atuação preventiva.

Congresso Internacional discute o papel estratégico dos TCs na gestão pública

Conselheiros participaram do painel “O Papel Estratégico dos Tribunais de Contas no Fortalecimento Institucional e na Gestão Pública”, que compôs a programação do III Congresso Internacional Diálogos Humanistas.

TCE-PB: Seminário tem nas ações culturais um motor do desenvolvimento econômico

A plateia, formada por gestores estaduais e municipais, ouviu dos expositores esclarecimentos e orientações atinentes à aplicação das regras legais para a desburocratização, simplificação e democratização de projetos artísticos e comunitários.