Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RR: projeto de automação com IAs generativas é apresentado em live nacional para Tribunais de Contas

No dia 7 de outubro o auditor de controle externo do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) Bruno Figueirêdo participou da live do projeto Automação de tarefas com prompts e inteligências artificiais generativas. O evento foi promovido pelo Grupo de Estudos para Soluções de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, e contou com mais de cem participantes de todo o país.

A apresentação de Figueirêdo detalhou o uso de prompts para a automação de tarefas no TCERR, com a colaboração dos servidores Rommel Paracat e Perpétua Moura, responsáveis por projetos de análise de defesa e planejamento de auditorias, respectivamente. O projeto envolveu o treinamento de servidores para utilizar ferramentas de IA generativa, como ChatGPT, com o objetivo de otimizar tarefas, como a criação de relatórios e a organização do planejamento de auditorias.

“O uso de Inteligências Artificiais Generativas tem o potencial de transformar a atuação dos Tribunais de Contas, tornando os processos mais eficientes e inovadores”, ressaltou Bruno.

O estudo é resultado do projeto de treinamento de servidores para utilizar ferramentas de IA generativa no órgão. Foram usadas as ferramentas de IA mais comuns no mercado com o objetivo de otimizar tarefas.

Carlos Freire, diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DITIN), também esteve presente na transmissão e destacou a importância do uso dessas tecnologias nos processos do controle externo. Os analistas de sistemas José Etevaldo e Elson Araújo também fazem parte da equipe local dedicada ao estudo e desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA).

Também foram mencionados outros responsáveis por projetos de utilização de IAs na instituição. Os auditores Antônio Damião, José Reinaldo Silva, Ighor Sales e Alcebíades Bruno lideram a iniciativa de uso de prompts em atos de pessoal. Benta Marinho e Antônio Cândido coordenam a aplicação de IAs na prestação de contas de governo.

A realização do evento foi um marco importante para a modernização dos órgãos de fiscalização e seu alinhamento com as novas tendências tecnológicas.

Fonte: TCE-RR

Mais recentes

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Leia também

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

O congresso é considerado um espaço para intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela criminalidade organizada internacional

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Muitos dos que participaram da Consulta manifestaram a satisfação pessoal por fazer parte do trabalho de controle externo do TCE.

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

De acordo com informações encaminhadas Secadi, o levantamento alcançou 4.960 respondentes, entre estados, municípios e o Distrito Federal, abrangendo 4.933 municípios, todas as capitais, os 26 estados e o Distrito Federal.