Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RS: Declaração de Fortaleza é reafirmada em curso para auditores

O presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola, reforçou o conjunto de deliberações trazidas pela Declaração de Fortaleza durante a abertura do Curso Anual de Aperfeiçoamento de Auditores, que acontece entre os dias 1 e 3 de setembro, em Porto Alegre. “Considero inovador o compromisso assumido pelos Tribunais com o documento, uma porta aberta para o aperfeiçoamento da composição dos conselhos e uma série de ações envolvendo diversos temas, muitos deles traduzidos em resoluções”, afirmou.

A Declaração é uma síntese das diretrizes para o controle externo assumidas durante o IV Encontro Nacional de Tribunais de Contas. As diretrizes foram construídas pelas comissões temáticas que, em duas reuniões – realizadas em Cuiabá e em Teresina nos meses de abril e junho, respectivamente – debateram e elaboraram o texto, inclusive abrindo período para a apresentação de emendas.

Acesse AQUI a íntegra!

O curso de aperfeiçoamento, organizado pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, prevê aulas teóricas e práticas sobre temas como o novo plano operativo de auditorias, ferramentas de inteligência para o controle, regime diferenciado de contratações, administração tributária e processo eletrônico.

Mais recentes

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

Leia também

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

A ferramenta, criada para uso interno do TCE-PB, vai facilitar a localização e a compreensão de grandes volumes de informações.

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).