Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE do Rio Grande do Sul fiscaliza manutenção de pontes e viadutos

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) encaminhou ofício aos 497 municípios e ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) informando que está fiscalizando as ações de manutenção de pontes, viadutos e túneis localizados no estado. Um levantamento recente realizado pelo TCE-RS demonstrou deficiências no acompanhamento dessas estruturas.
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a ação objetiva alertar os Municípios e os órgãos estaduais sobre a necessidade de manutenção dessas estruturas, que estão diretamente ligadas à segurança dos usuários e à atividade econômica da região.
No levantamento do TCE-RS, com base nas respostas a questionários enviados a 10 prefeituras – que contemplam um terço da população do Estado – e ao Daer, foi constatada ausência de inventário completo das estruturas existentes nas áreas municipais e estaduais e de dados como localização e data da última vistoria. O mesmo se deu em relação à lista de contratos de manutenção em andamento.
O TCE-RS elegeu como amostra para o levantamento os municípios que sediam os serviços regionais de auditoria da instituição. Além dos dados informados pelo Daer, foram analisadas as respostas encaminhadas pelas prefeituras de Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Santana do Livramento.
Fonte: ASCOM TCE-RS (Priscila Oliveira)

Mais recentes

Atricon – Nota Pública

Combate a crimes ambientais na Amazônia é tema de palestra durante congresso em Lisboa

Ação de campo monitora gestão e desmatamento em unidade de conservação no Acre

Rede STI foca em governança corporativa de TI para expandir inovação e mitigar riscos

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 05/2026

Leia também

Atricon – Nota Pública

Conclamamos os agentes públicos à moderação, à prudência e à temperança em suas manifestações e deliberações, valorizando o papel das instâncias colegiadas e a autocontenção institucional.

Combate a crimes ambientais na Amazônia é tema de palestra durante congresso em Lisboa

O presidente da Atricon, Edilson Silva, ministrou palestra sobre o combate aos crimes ambientais na Amazônia, durante a programação do último dia do Congresso Internacional de Cooperação Jurídica e Combate ao Crime Transnacional.

Ação de campo monitora gestão e desmatamento em unidade de conservação no Acre

Fiscalização na região de Jurupari integra segunda etapa de trabalho iniciado em 2025 e busca avaliar a efetividade das recomendações de controle e validar ferramentas tecnológicas aplicadas ao monitoramento ambiental