Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-SC inicia levantamento sobre auxílio que municípios catarinenses prestaram a prefeituras do RS no caso das enchentes

Todos os 295 municípios catarinenses têm até o dia 10 de dezembro para responder ao questionário enviado nesta terça-feira (26/11), pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), sobre eventual ajuda que tenham prestado a municípios gaúchos atingidos pela enchente neste ano.

São ao todo 13 questões, entre elas qual o valor da despesa com o auxílio, os tipos de auxílios prestados (material, pessoal, bens duráveis e não duráveis), se foram usadas contratações para a ajuda aos atingidos e quais os controles implementados para fiscalizar todos os meios disponibilizados. “A eficácia desta iniciativa depende fundamentalmente da coleta de dados que permitirão identificar as ações realizadas pelos municípios”, explica o texto do ofício enviado aos municípios.

Cartilha

Em maio deste ano, em caráter de emergência, o TCE-SC havia oficiado todas as prefeituras catarinenses sobre a atualização da cartilha que orienta como seria possível contribuir no socorro a municípios e Estados em situação de emergência e calamidade. A partir do acréscimo de um novo capítulo, a cartilha passou a prever situações em que seria possível fazer a cessão de servidores e de equipamentos para auxiliar nos trabalhos de reconstrução.

O novo tópico, amplamente discutido, foi decorrência de consulta dos municípios de Joinville e Blumenau. O Tribunal decidiu que, sobre a cessão de servidores para os locais atingidos, se o município ou Estado a ser atendido não dispusesse de condições para recebê-lo, quem cedesse o servidor poderia fazer o pagamento de diárias. Sobre a disponibilização de maquinário para obras de infraestrutura, a recomendação foi para que fossem cedidos os que pertenciam à administração. A doação de materiais também foi tratada. O entendimento foi de que os municípios ou o Estado pudessem doar bens a entes em situação de emergência ou calamidade, devido à excepcionalidade, mas que seria preciso atenção aos entendimentos da Justiça Eleitoral.

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.