Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-SP: Conselheiro Sidney Beraldo toma posse durante sessão solene

Durante cerimônia com a presença dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado de São Paulo, entre outras autoridades, o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo tomou posse solene nesta segunda-feira (25/3), às 11h00, como o mais novo integrante do quadro de Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A sessão solene, transmitida em tempo real pela Internet, aconteceu no plenário ‘José Luiz de Anhaia Mello’.

 A solenidade contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Vice-Governador, Guilherme Afif Domingos; do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Samuel Moreira; do Desembargador Ivan Sartori; do Procurador-Geral de Justiça, Márcio Elias Rosa; e dos Chefes da Procuradoria-Geral e Defensoria Pública do Estado, Elival Silva Ramos e Daniela Cembranelli.
Ainda participaram dos trabalhos o Conselheiro aposentado, Cláudio Ferraz de Alvarenga; o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Severiano Constandrade Aguiar – membro do TCE do Tocantins; e o Presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa. Também prestigiaram a posse os ex-governadores Paulo Maluf, Luiz Antônio Fleury Filho e Cláudio Lembo. Na plateia, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, membros de órgãos públicos, prefeitos, vereadores, familiares e servidores da Casa.
Na abertura dos trabalhos, o Conselheiro Robson Marinho apresentou o Conselheiro Sidney Beraldo ao plenário da Casa. Como primeira homenagem, foi-lhe outorgado o Colar da Justiça do Mérito de Contas, entregue por sua esposa Dona Mila Beraldo. Na sequencia, o Conselheiro Renato Martins Costa, em nome do Colegiado, fez o discurso de saudação ao novo membro do TCE paulista e destacou o currículo de Sidney Beraldo para mostrar o quanto a Instituição se fortalecerá com seu novo membro.
O Conselheiro Sidney Beraldo, egresso e indicado da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para integrar o Tribunal de Contas paulista, foi breve no seu pronunciamento e agradeceu emocionado pela presença de todos. Ele ratificou aos presentes que, com muita honra e dignidade, assume os compromissos como novo Conselheiro com muita responsabilidade e empenho na busca de resultados positivos para a administração pública.
Em seu pronunciamento, o Governador Geraldo Alckmin, com quem Sidney Beraldo trabalhou na Casa Civil, destacou que o novo Conselheiro, um ilustre paulista e brasileiro, ‘é profundo conhecedor das complexas situações sociais e será um grande reforço para o TCE paulista’. Alckmin destacou ainda o papel e os trabalhos realizados pela Corte de Contas paulista e desejou sucesso ao novo Conselheiro.
Ao final da cerimônia, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Antônio Roque Citadini, traçou um perfil da atual estrutura superior da instituição, com a substituição de três Conselheiros que deixaram a Casa por aposentadoria compulsória, e a implantação do Corpo de Auditores e do Ministério Público de Contas, em atenção aos ditames da Constituição.
Com a chegada do novo Conselheiro ao Tribunal de Contas de São Paulo, ficam completas todas as sete (7) vagas do plenário. Presidido pelo decano Antonio Roque Citadini, o TCE paulista tem como integrantes os Conselheiros Edgard Camargo Rodrigues, Robson Marinho, Renato Martins Costa, Cristiana de Castro Moraes, e Dimas Eduardo Ramalho.
Histórico – Sidney Beraldo é formado em Ciências Biológicas, Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial. Iniciou a vida pública como vereador (1977-82) e prefeito de São João da Boa Vista (1983/88). Em 1994, elegeu-se deputado estadual pelo PSDB, cargo para o qual foi reeleito em 1998, 2002 e 2006.
Foi presidente da Assembleia Legislativa (2003/2005), Líder da Bancada e do Governo Mario Covas, em 2007 assumiu a Secretaria de Gestão Pública, permanecendo no cargo até abril de 2010. Em 1º de janeiro de 2011, tomou posse como Secretário-Chefe da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo.
Mais recentes

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Leia também

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

O congresso é considerado um espaço para intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela criminalidade organizada internacional

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Muitos dos que participaram da Consulta manifestaram a satisfação pessoal por fazer parte do trabalho de controle externo do TCE.

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

De acordo com informações encaminhadas Secadi, o levantamento alcançou 4.960 respondentes, entre estados, municípios e o Distrito Federal, abrangendo 4.933 municípios, todas as capitais, os 26 estados e o Distrito Federal.