Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-SP: Desafios da Educação é tema do próximo Encontros Plurais

A próxima edição do programa Encontros Plurais acontecerá em 6 de julho, às 10 horas, no auditório da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O encontro debaterá os desafios da Educação no Brasil, particularmente na cidade de São Paulo.


Para tratar do tema, a jornalista Angélica Fernandes, apresentadora do programa, receberá o educador Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação e pesquisador do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O encontro contará ainda com a participação da analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental Marian Bellamy, coordenadora do GT Educação do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP.

Educação sempre é prioridade no discurso de todos os gestores públicos. Na realidade, porém, o ensino, no Brasil, ainda tem problemas estruturais e conjunturais graves que necessitam de maior atenção não apenas da Administração Pública como de toda a sociedade. Falta de vagas e de professores nas escolas, evasão de alunos, aumento da violência que ameaça e amedronta toda a comunidade escolar, ausência de infraestrutura adequada e defasagem de ferramentas pedagógicas são alguns dos problemas que podem ser apontados.

A recente pandemia da Covid-19 apenas agravou esse quadro, causando uma defasagem de aprendizado, sobretudo entre os estudantes da rede pública, que precisa ser recuperado, sob o risco de comprometer o futuro de toda uma geração.

O encontro, que será presencial e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da EGC, servirá também para discutir experiências educacionais bem sucedidas que podem servir de referência para dar respostas positivas em meio a tantos problemas.
Você não pode perder uma discussão tão importante! Anote na agenda!

Serviço
Apresentação: Angélica Fernandes
Entrevistadora: Marian Bellamy
Dia: 6 de julho
Horário: 10h
Local: auditório da EGC do TCMSP. Av. Prof. Ascendino Reis, 1.130 – Vila Clementino – São Paulo – SP
Modalidade: Presencial, com transmissão pelo canal do YouTube da EGC
Transmissão: YouTube da Escola

Fonte: TCM-SP

Mais recentes

Diretor Saulo Mesquita representa a Atricon na abertura do seminário do Progov

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

Primeira turma de imersão para membros de Tribunais de Contas em Reforma Tributária é concluída

Prêmio Atricon +Simples de Linguagem Cidadã 2026 recebe 81 inscrições de 24 Tribunais

Leia também

Diretor Saulo Mesquita representa a Atricon na abertura do seminário do Progov

O evento, promovido pelo TCE-PR com o apoio da Fiep, celebra os cinco anos de implementação do Programa de Avaliação das Contas Municipais de Governo (Progov) do TCE-PR

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Relatório aponta que 84,71% dos municípios pesquisados não possuem plano para crianças de zero a seis anos; desarticulação na rede de saúde e assistência social coincide com teto histórico de bebês com baixo peso.

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

A Comissão de Educação da Atricon e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o MEC, estão mobilizando os TCs de todo o país para participarem dos Encontros Técnicos sobre a Prova Nacional Docente (PND).