Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCMPA conhece boas práticas para aperfeiçoar controle externo

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) ampliará a fiscalização nos municípios paraenses, a fim de oferecer soluções mais eficazes aos problemas encontrados em cada cidade e dando uma resposta mais imediata aos anseios da sociedade. Esta é uma das ações do Tribunal na intensificação do controle externo por meio do projeto intitulado “TCM 180 graus”.

Conselheiros e equipe técnica do TCMPA estão conhecendo a realidade de outras Cortes de Contas brasileiras para, através da troca de conhecimento entre elas, alcançar o objetivo do projeto que prevê mudanças mais significativas a partir do próximo semestre.

Os conselheiros Antonio José Guimarães e Daniel Lavareda estiveram no Rio de Janeiro, na semana passada, e visitaram os Tribunais de Contas do Estado (TCE-RJ) e do Município (TCM-RJ), acompanhados de técnicos de diversos setores. Um dos pontos de destaque da visita foi conhecer o sistema “Plenário Virtual”. Essa ferramenta tecnológica permite que processos sejam relatados em ambiente virtual e já é utilizada pelas Cortes do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

“O sistema do plenário virtual é super moderno e vem ao encontro do que o pretendemos implantar em relação à maior efetividade às Cortes de Contas”, comentou o conselheiro Daniel Lavareda. O conselheiro do TCMPA, Antonio José Guimarães ressaltou a troca de conhecimento para aprimorar os procedimentos do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará. “Nós viemos em busca dessa ferramenta que dá maior celeridade aos processos e a atenção dos conselheiros e do corpo técnico dos Tribunais do Rio de Janeiro subsidiaram o TCMPA de informações para replicar a iniciativa em nosso Tribunal”, enfatizou Guimarães.

Outras visitas técnicas também estão sendo realizadas para o aperfeiçoamento das ações do “TCM 180 graus”. Desde a última segunda-feira (16), o conselheiro corregedor Cezar Colares e técnicos do TCMPA estão no Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Na oportunidade, o conselheiro Cezar Colares também integra a Comissão de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas

O presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, afirmou que esse novo projeto aproxima ainda mais o Tribunal dos cidadãos e da realidade de cada município. “Vamos intensificar as auditorias operacionais do Tribunal em diversas áreas, assim como temos feito na educação. E, desta forma, garantimos ainda mais que a população usufrua de benefícios de melhores serviços públicos, além de também reformularmos procedimentos interno com a maior celeridade dos nossos processos”, finalizou o presidente.

Fotos: Assessorias de Comunicação TCE-RJ e TCE-BA

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.