Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCU e TCEs vão fiscalizar unidades de conservação na Amazônia

Uma força-tarefa, formada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e mais oito Tribunais de Contas da região, vai fiscalizar as unidades de conservação da Amazônia. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (16), durante uma reunião, em Brasília, entre o ministro do TCU, Augusto Nardes, e os presidentes dos TCEs do Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará (tribunais municipal e estadual) e Tocantins.

A previsão estabelecida pelos conselheiros é de que esta auditoria coordenada entre os tribunais de contas alcance os demais órgãos de controle dos países que detém a Amazônia, como Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Guiana e Suriname.

A iniciativa da força-tarefa partiu de uma conversa entre o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e o TCU, segundo enfatizou o presidente da corte amazonense, conselheiro Érico Desterro.

Pelo cronograma estabelecido, na primeira etapa haverá um treinamento dos técnicos dos tribunais no TCU, envolvendo auditorias nas unidades de conservação da Amazônia. O foco é a governança ambiental das referidas unidades.

Após o curso em Brasília e as auditorias nas unidades, o próximo passo, de acordo com o conselheiro Érico Desterro, será encaminhar uma proposta do tema aos países amazônicos, para interação internacional.

O resultado do trabalho e da interação com os demais países serão debatidos em novo Seminário Internacional sobre o tema, que deve acontecer na capital amazonense em 2013, segundo adiantou Érico Desterro.

Mais recentes

Atricon apresenta proposta para ampliar transparência nas contratações públicas de eventos

Congresso Internacional discute o papel estratégico dos TCs na gestão pública

TCE-PB: Seminário tem nas ações culturais um motor do desenvolvimento econômico

Presidente Edilson Silva recebe Medalha Cunha Pedrosa do TCE-PB 

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 62/2026

Leia também

Atricon apresenta proposta para ampliar transparência nas contratações públicas de eventos

A iniciativa foi construída pela Atricon a partir da experiência acumulada pelo Sistema Tribunais de Contas na fiscalização dessas despesas e tem como objetivo transformar situações identificadas pelos órgãos de controle em uma atuação preventiva.

Congresso Internacional discute o papel estratégico dos TCs na gestão pública

Conselheiros participaram do painel “O Papel Estratégico dos Tribunais de Contas no Fortalecimento Institucional e na Gestão Pública”, que compôs a programação do III Congresso Internacional Diálogos Humanistas.

TCE-PB: Seminário tem nas ações culturais um motor do desenvolvimento econômico

A plateia, formada por gestores estaduais e municipais, ouviu dos expositores esclarecimentos e orientações atinentes à aplicação das regras legais para a desburocratização, simplificação e democratização de projetos artísticos e comunitários.