TCM-SP: Boletim do Coronavírus chega à 60ª edição

O Boletim do Coronavírus Nº 60, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), traz entre os destaques, nessa segunda (15/06), um aviso para países de todo o mundo que estejam pensando em relaxar as restrições após novo surto de COVID-19 em mercado chinês. O South China Morning Post informa que Pequim foi acometida por um surto de COVID-19 de maneira inesperada, após 55 dias sem registrar uma única infecção em seu território.

Segundo a norte-americana CNN, empresa chinesa diz que sua vacina experimental contra o coronavírus induz anticorpos. A SinovacBiotechLtd. está testando a vacina em mais de 700 voluntários em um estudo acelerado que combina os testes de segurança da Fase 1 e a próxima etapa, a Fase 2. “Os resultados dos ensaios clínicos de Fase 2 mostram que a vacina induz anticorpos neutralizantes 14 dias após a vacinação”, afirmou a empresa em comunicado.

Corriere Della Sera, na Itália, divulgou um estudo de cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps, na Flórida, mostrando uma possível mutação significativa e influente não quanto à virulência do Sars-CoV-2, mas em relação à sua transmissibilidade. O cuidado é essencial quando se trata de pesquisa sem revisão, mas nos últimos meses não é o único estudo que observou esse fenômeno. Trata-se de um gene para a proteína spike D614G, já divulgada por outros grupos de pesquisa. Os pesquisadores mostraram que essa mutação teve o efeito de aumentar bastante o número de picos (spike) “funcionais” (que podem penetrar nas células) na superfície do vírus.

Tóquio relata 48 novas infecções por coronavírus, informa o japonês The Japan Times. Muitos dos pacientes foram diagnosticados em razão da campanha de testagem massiva de funcionários de bares e boates conduzida pelo governo local. A ação faz parte de uma série de medidas implementadas para minimizar a propagação do vírus nos bairros boêmios da cidade, regiões onde anteriormente já surgiram focos de contágio do novo coronavírus.

Para saber mais sobre novos casos, ações e estratégias de combate à COVID-19 nesses, e em outros países como Coreia do Sul, França e Reino Unido, clique aqui.