RS: grupo técnico na área da educação trata de cronograma de ações emergenciais

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) criou um grupo intersetorial para priorizar as ações emergentes de atendimento à comunidade escolar atingida pelas enchentes no Estado. Uma reunião, na manhã desta segunda-feira (13), tratou do cronograma de trabalho que será lançado em breve. O GT é integrado pela Seduc-RS, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Ministério Público (MP-RS), Undime, Uncme, Atricon, Sinepe-RS e conselhos ligados à área.  

“O GT está trabalhando no cronograma das iniciativas que têm mais urgência de serem executadas. O Governo do Estado já está providenciando a instalação de Starlinks em regiões, por exemplo, para levar estudantes para locais atendidos por eles.  Outro ponto é a organização dos calendários escolares que sofrerão alterações”, disse a secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira. 

O ouvidor do TCE-RS e vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, destacou que as contribuições do controle incluem subsídios técnicos e jurídicos para a tomada de decisões ágeis e seguras. E, ao mesmo tempo, ressaltou a importância de se preservar os mecanismos de registro, controle e transparência,  com a devida motivação de todos os atos administrativos relacionados ao quadro de calamidade. 

De acordo com a presidente estadual da Undime, Maristela Guasselli, o levantamento dos estabelecimentos de ensino municipais atingidos segue sendo atualizado. “Além das escolas diretamente afetadas, temos as que seguem como espaços de acolhimento provisórios”, relatou. Da rede municipal, o último levantamento aponta que são aproximadamente 843 estabelecimentos de ensino impactados. 

Raquel Teixeira destacou que a Seduc-RS realiza diariamente a atualização, nos turnos da manhã e da tarde.  Atualmente são 1.031 escolas estaduais e 360 mil alunos atingidos. “Os números são informados ao Ministério da Educação diariamente”.

A reunião teve a participação de representantes do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), Cristiane Corrales, da Uncme-RS, Charles Santos, da Famurs-RS, Fátima Ehlert, do Sinepe-RS, Oswaldo Dalpiaz e de assessores.

Saiba mais:

Texto: Priscila Oliveira (assessoria da vice-presidência de Relações Político Institucionais da Atricon)