Centro multimídia amplia capacidade de qualificação de gestores públicos no Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná ganhou uma estrutura que ampliará sua capacidade de interagir com a sociedade e qualificar gestores e servidores para uma administração pública cada vez mais profissional e eficiente, além de possibilitar espaço para discussões colegiadas sobre assuntos estratégicos e de gerenciamento das informações.

Nesta terça-feira (18 de dezembro), o presidente, conselheiro Fernando Guimarães, inaugurou um moderno complexo de gestão da informação e comunicação institucional. Localizada no subsolo do Edifício Sede, a estrutura é composta por sala de reuniões, sala de videoconferência e o Núcleo de Imagem do Tribunal.

A instalação dessa estrutura foi possível graças ao Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros (Promoex), que custeou, a fundo perdido, os equipamentos de informática, áudio e vídeo, no valor de R$ 733,5 mil. As obras civis e a instalação do mobiliário foram custeados pelo Tribunal.

Criado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com contrapartidas dos parceiros locais, o Promoex tem o objetivo de modernizar a atuação dos órgãos de controle externo, tornando-os mais ágeis, transparentes e próximos da sociedade. “É exatamente isso que obteremos com essa nova estrutura”, explica o presidente.

Inauguração

Pela manhã, a estrutura foi apresentada aos conselheiros e à direção da Casa, com reuniões via internet que conectaram o TCE à Corregedoria-Geral da União, em Brasília, e ao Gabinete de Gestão e Informação (GGI) do Governo do Paraná, localizado no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba, a 50 metros do Tribunal.

Além de Guimarães, participaram do encontro o atual vice-presidente, conselheiro Artagão de Mattos Leão – eleito no último dia 13 presidente do TCE para o biênio 2013-2014 -; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Elizeu de Moraes Corrêa; a diretora-geral do Tribunal, Simone Manassés; a coordenadora-geral, Rita de Cássia Mombelli; outros diretores e servidores do Tribunal.

“Ferramentas como essas [a integração por meio de videoconferência] são essenciais para o estreitamento de parcerias entre os órgãos de controle. Não há como atacar a corrupção e os problemas de gestão sem nos unirmos”, declarou Márcio Almeida do Amaral, assessor especial da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU.

Em seguida, o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, e técnicos do governo estadual apresentaram a estrutura de gerenciamento de informações instalada no GGI, que permite a elaboração de relatórios gerencias para direcionar as ações e políticas implantadas pelo Estado.

À tarde, Fernando Guimarães apresentou o centro multimídia à imprensa e lançou o novo portal do TCE na intranet. “O objetivo de todas essas iniciativas é aproximar a sociedade do conteúdo técnico gerado pelo Tribunal”, afirmou.

Teleaulas

O centro multimídia permitirá ao Tribunal ampliar sua capacidade de treinamento e ensino a distância, aumentando o número de atendidos e reduzindo drasticamente os custos de viagens, tanto para o TCE quanto para os jurisdicionados. Também será possível produzir conteúdos didáticos sobre as decisões e atividades do Tribunal, melhorando sua comunicação com a sociedade e estimulando o controle social sobre o gasto público.

O Núcleo de Imagem é composto por estúdios de TV e de rádio – dotados de estrutura de edição – além de um parque de computadores equipados para a produção de materiais visuais, como cartilhas, manuais e revistas eletrônicas.

Esse complexo multimídia beneficiará o trabalho de todas as unidades do Tribunal. Será utilizado especialmente pela Presidência, pelo Conselho Deliberativo, e pelas demais unidades administrativas, como a Diretoria Geral, a Coordenadoria de Comunicação Social, o Núcleo de Informações Estratégicas e a Escola de Gestão Pública. A EGP, por exemplo, gravará no local e transmitirá teleaulas de capacitação de gestores, servidores públicos e cidadãos.

A estrutura própria vai baratear o custo de produção e distribuição desses conteúdos, fundamentais para melhorar a gestão pública em todo o Paraná. “Será possível capacitar mais, em menos tempo e com menor custo, consolidando a versão virtual da EGP”, resume a coordenadora, Cleo de Lima.

Reuniões a distância

A estrutura é formada também por uma sala de reuniões e uma sala de videoconferências climatizadas e totalmente equipadas. Elas permitirão reuniões e treinamentos a distância, interligando, via internet, a sede do Tribunal a qualquer ponto do Paraná, do Brasil ou do mundo.

A estrutura será batizada com o nome de Brasil Pinheiro Machado (1907-1997), um dos primeiros conselheiros do TCE-PR, nomeado em 1947, ano de criação da corte de contas.

Nascido em Ponta Grossa, Pinheiro Machado foi advogado, professor universitário, prefeito daquele município, procurador-geral do Estado, deputado estadual e federal e interventor federal no Paraná durante oito meses, em 1946. Jurista conceituado, foi eleito presidente do TCE em 1965 e se aposentou no ano seguinte.

Fonte: TCE-PR

Leave a Reply