Cerimônia de posse dos conselheiros Valdecir, na Atricon, e Helvecio, no IRB, foi remarcada para 26/3

A posse do conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal (TCE-PE) na Presidência da Atricon, e dos demais membros da Diretoria Executiva e membros titulares e suplentes do Conselho Deliberativo, será realizada em Cerimônia Solene na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, no dia 26 de março, às 9h30. Nessa mesma ocasião, serão empossados o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE-MG), e respectiva Diretoria Executiva.

O adiamento de data (anteriormente marcado para 13/3) decorreu de pedido feito pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, aos conselheiros Valdecir Pascoal e Sebastião Helvecio. O ministro alegou que gostaria de “aproveitar a semana de eventos importantes naquela instituição, relacionados com a cooperação com organismos internacionais extensiva aos Tribunais de Contas brasileiros”, explica Pascoal. Com isso, no dia 25 de março será realizado Seminário “Cooperação Internacional e seu Potencial para o Fortalecimento do Controle Externo Brasileiro: oportunidades de coordenação para os Tribunais de Contas”. Nos dias 27 e 28, atividades técnicas relacionadas ao padrão de auditoria da Intosai.

No dia 27, em local ainda não definido, será realizada a primeira reunião do novo Conselho Deliberativo da Atricon, para aprovação do orçamento, plano de trabalho da Diretoria e tratar de questões preparatórias para o IV Encontro Nacional de Tribunais de Contas, que será realizado no mês de agosto, em Fortaleza (CE), juntamente com as festividades de comemoração dos 60 anos do TCM-CE.

Também no dia 27, pela manhã, será realizado a primeira reunião da Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas. Para tanto, o presidente eleito Valdecir Pascoal vai encaminhar ofício aos presidentes de TCs, solicitando a participação dos titulares ou representantes das respectivos Assessorias de Comunicação. A pauta prevê a atuação da Rede e apresentação de experiência de funcionamento de Rede similar.

A transição administrativa entre a atual e futura gestão ocorrerá no período de 12 a 14 de fevereiro, em Brasília, em reunião que contará com as presenças do conselheiro presidente Antonio Joaquim, do futuro presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, respectivas equipes administrativas.

A posse administrativa será aberta para os demais diretores que desejarem participar. Porém, conforme o conselheiro Valdecir, a assinatura dos documentos pelos demais membros da Diretoria deverá ocorrer no dia 20 de fevereiro, durante reunião de Diretoria que será realizada na sede do TCE-MG, aproveitando evento realizado por aquela instituição. Na mesma data, também se reunirá a nova diretoria do IRB.

Leave a Reply