Com fim da gestão no IRB, conselheiro Severiano deixa mensagem aos membros e servidores de TCs

O conselheiro Severiano Costandrade transmitiu o cargo de presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB). A posse administrativa ocorreu na sala de reuniões do gabinete da presidência do TCE/TO no último dia 10 de março.
Após a transmissão, o conselheiro enviou mensagem aos membros, servidores dos TCs e colaboradores da gestão, agradecendo o apoio.
Confira abaixo a mensagem na íntegra:

CARTA

 Por força de minha incessante ânsia por fazer mais, pela minha intrínseca insatisfação com o mínimo, pela minha intolerância à desmedida vaidade, peço perdão se magoei alguém.

O eventual excesso de algum gesto ou palavra impetuosa por muitas vezes é passível de ressentimento, mas ainda o prefiro mil vezes à palavra cega e à artimanha.

Palmas, 11 de março de 2014.
Prezados Colegas,
Durante os últimos quatro anos ouvi constantes reclamações da minha família e de alguns amigos em virtude do meu distanciamento: meu tempo e minha atenção foram quase que totalmente focados em um objetivo que julgo extraordinariamente importante: o aprimoramento técnico dos Tribunais de Contas do Brasil.
Logo no início, ao passo que era necessário o prosseguimento da gestão anterior, a continuidade das inúmeras e importantíssimas ações do Promoex, era preciso modernizar o IRB. Conseguimos montar uma equipe formada por alguns dos melhores profissionais com quem já trabalhamos, dedicados quase que exclusivamente ao Instituto, uma contribuição preponderante do TCE/TO, o qual, mesmo depois da nossa saída da Presidência, o amigo e atual Presidente, José Wagner Praxedes, sensibilizou-se com a relevância de nossa missão, garantindo a continuidade do excepcional apoio, sem o qual, nada do que foi feito seria realidade.
Concentramos esforços na gestão baseada no seguinte tripé: administração planejada, financeiramente enxuta, organizada e transparente; uso da tecnologia para superar as distâncias físicas e comunicação eficiente. Embora cientes de que é inviável chegar aos 100%, temos tranquilidade em afirmar que atingimos nossos principais objetivos.
Alcançamos e/ou superamos todas as metas estabelecidas no Promoex, utilizando, quase que na totalidade, seus recursos com a devida responsabilidade e transparência. Lançamos nossa plataforma própria de Educação a Distância, com a qual oferecemos gratuitamente o primeiro curso para, inclusive, servidores de órgãos de Controle da Argentina. Realizamos ou apoiamos um total de 332 eventos, capacitando mais de 11 mil membros e servidores de Tribunais de Contas do Brasil.
Por fim, deixamos a administração em condições que julgamos as mais positivas possíveis para a próxima gestão: mais de R$ 700 mil em conta e 17 Tribunais com convênio renovado.
Deixamos, ainda, devidamente licitados – e com contratos assinados – o desenvolvimento do Novo Portal Nacional dos Tribunais de Contas (Controle Público) e o Planejamento Estratégico a longo prazo da Comunicação do IRB. Este foco intenso foi dado porque entendemos que a interação, que tantos frutos gerou entre servidores dos 34 Tribunais de Contas passa, quase que invariavelmente, pelo Instituto Rui Barbosa, como tem sido nos últimos anos.
Nada disso seria realidade sem a colaboração dos conselheiros de todos os Tribunais de Contas, que “compraram a ideia”, senão contribuindo financeiramente por meio dos convênios com o IRB, mas cedendo servidores para realizar estudos, desenvolver produtos e enviando-os para os nossos eventos. Da mesma forma, agradeço de coração os técnicos, muitos dos quais, por pura opção, acreditando na causa, dividiram seu tempo e seus esforços entre o trabalho diário em seu Tribunal e as demandas do IRB, como coordenadores de Grupos Temáticos e seus legados inestimáveis. Reitero, enfaticamente, meus agradecimentos a todos os membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, por sua paciência, compreensão e pelo acolhimento que, atrevo-me a dizer, foi inédito nos 40 anos de história da Instituição.
Desejo, do fundo do meu coração, sorte e sucesso às novas gestões do IRB e da ATRICON. Saliento que meu objetivo pessoal à frente do IRB jamais foi outro que não a evolução do Sistema de Controle Externo, causa que, como disse no Congresso de Vitória (ES) durante meu discurso, não abandonarei, mesmo que não esteja ocupando outro cargo que não seja o de Conselheiro. Portanto, aos novos presidentes, Conselheiro Valdecir Pascoal (ATRICON) e Conselheiro Sebastião Helvécio (IRB), meus absolutamente sinceros votos de gestões brilhantes e produtivas.
Por fim, se, por força de minha incessante ânsia por fazer mais, pela minha intrínseca insatisfação com o mínimo, pela minha intolerância à desmedida vaidade, peço perdão se magoei alguém. O eventual excesso de algum gesto ou palavra impetuosa por muitas vezes é passível de ressentimento, mas ainda o prefiro mil vezes à palavra cega e à artimanha.
Ao Controle Externo exercido com legalidade, tecnicidade e seriedade, viva!
Volto agora à minha família e aos meus amigos tocantinenses, que agora poderão reclamar, mas da constância de minha presença.
Atenciosamente,
Severiano Costandrade
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Presidente do Instituto Rui Barbosa de 2009 a 2013
Fone: (63) 3232-5981
(63) 9978-1601
severianojca@hotmail.com
severianojca@tce.to.gov.br

Leave a Reply