Comissão de Garantia da Qualidade no TCE-AM

Fundação Vanzolini participa auditoria nacional no TCE-AM

Considerada com uma das mais respeitadas entidades certificadoras do país, a Fundação Vanzolini está em Manaus para acompanhar a auditoria nacional de qualidade que está sendo realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A instituição está auditando os procedimentos de auditoria promovidos pela Atricon nos Tribunais  de Contas. A fiscalização da Atricon no TCE acontece até a próxima sexta-feira (13) e tem como objetivo padronizar as ações qualidade dos TCEs em todo país.

A Corte de Contas do amazonense foi uma das cinco selecionadas pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo (USP) para participar do processo de certificação. Em Manaus, os técnicos da Vanzolini analisam o processo de avaliação da Atricon com base nos trabalhos realizados no TCE-AM.

“Vamos certificar o processo que a Atricon desenvolveu. Essa certificação passou por acompanha-los na elaboração dos manuais de regras, os critérios de avaliação e na modelagem dos processos de verificação. Agora, acompanhamos a aplicação da ferramenta nos Tribunais de Contas para fazer uma avaliação final. Acompanharemos o processo de avaliação da garantia da qualidade”, explicou o técnico da Fundação Vanzolini, Paulo Bertolini.

Os membros da Fundação Vanzolini e da Atricon foram recebidos, nesta quarta (11), pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, que garantiu o irrestrito apoio as ações das comissões de avaliação.

“O Tribunal de Contas está de portas abertas para receber as comissões de avaliação da Fundação Vanzolini e da Atricon e apresentaremos tudo o que viemos desenvolvendo em busca da excelência na prestação de serviços à sociedade no controle de contas públicas. A realidade do Amazonas é diferenciada por conta das dificuldades logísticas da região, mas buscamos dotar os técnicos do Tribunal de todo aparato necessário para fiscalização das contas públicas e não tenho dúvidas de que a auditoria certificará isso. Todas as críticas são bem vindas em busca da melhoria do trabalho da Corte de Contas no Estado”, disse a conselheira Yara Lins dos Santos.

Avaliação –  A presidente da Comissão de Avaliação da Atricon, conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Soraya Victor, ressaltou a importância do acompanhamento dos trabalhos pela Fundação Vanzolini em busca da excelência do controle externo das contas públicas.

“Nosso papel é fazer a garantia da qualidade com base em critérios pré-estabelecidos e que já são de conhecimento dos Tribunais. Para a Atricon, não interessa termos ilhas de excelência em determinadas regiões do país, mas sim que todos os Tribunais tenham excelência com o que se requer. Organiza-se o Tribunal para atender a sociedade e, para isto, precisamos ter um retrato de onde estamos para sabermos onde poderemos chegar”, disse a conselheira Soraya Victor.

Atualmente, o TCE detém nível 3 de certificação de qualidade em uma escala de 0-4 pontos com a análise de 499 itens. A meta deste ano é alcançar a certificação com a pontuação máxima.

Também fazem parte da Comissão de Avaliação da Atricon a conselheira substituta do TCE de Santa Catarina (TCE-SC), Sabrina Nunes Locken; a técnica do TCE de Piauí, Marta Fernandes de Oliveira Coelho; a técnica do TCE da Bahia, Simone Barbosa Costa; e os auditores do TCE do Rio Grande do Sul, Francine Carniel Trevisan e o Paulo Eduardo Panassol.

A previsão é que a auditoriafinalize às 11h da sexta-feira com a entrega do Certificado de Garantia de Qualidade do Projeto NacionalMarco de Medição de Desempenho, Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas(MMD-QATC) à presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.

A fundação Vanzolini é organismo certificador reconhecido pelo Inmetro e também a responsável pela operacionalização de cursos de pós-graduação lato-sensu da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Depto. de Comunicação do TCE-AM