Comissão do Programa de Qualidade dos Tribunais de Contas visita TCE-RS

10949643O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (22), como os integrantes da comissão do Marco de Medição de Desempenho do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC) designada pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon).

A equipe é formada pelos conselheiros Gilberto Jales (TCE-RN) e Carlos Ranna (TCE-ES) e pelos auditores Alexandre Lima (TCE-MG), Karina Ramos Travaglia (TCE-ES) e Luiz Genédio Mendes Jorge (TC-DF).

No encontro, o presidente destacou que o projeto, conduzido pela Atricon, é estratégico para o aperfeiçoamento dos órgãos de controle. “Trata-se de uma oportunidade para efetivarmos uma análise crítica acerca do nosso desempenho, não apenas no plano do controle externo, mas também em aspectos administrativos e operacionais, além da comunicação e da transparência institucional. A visita da equipe técnica e a relação dialógica que se estabelece com os membros e servidores desta Casa ajudam a aperfeiçoar os procedimentos, além de podermos  recolher experiências e saberes que vão aprimorar  nossa atuação”, disse.

O projeto MMD-QATC pretende avaliar as atividades da instituição  e verificar se estão de acordo com as boas práticas internacionais de gestão e as diretrizes estabelecidas pela Atricon, bem como identificar os principais obstáculos a serem enfrentados pelos Tribunais de Contas visando à consecução dos serviços de controle externo. A equipe permanecerá no TCE-RS até a próxima sexta-feira (25).

Audiodescrição: a foto mostra o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, na cabeceira da mesa de reuniões. À esquerda, o chefe de Gabinete, Tarcísio Dal Ri, e o Diretor de Controle e Fiscalização, Leo Arno Richter acompanham a fala do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Gilberto Jale, que está sentado à direita da mesa e ao lado do conselheiro do TCE-ES, Carlos Ranna.  Ao fundo, o diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, aparece sentado em uma cadeira. Sobre a mesa, há livros e dois calendários. Atrás deles, se pode ver um detalhe de um quadro e a bandeira do Rio Grande do Sul.