Comissão do TCE-AL visitou HGE e Maternidade Santa Mônica

tce-al

Com a finalidade de apurar denúncias, especialmente as veiculadas pela imprensa, sobre o atendimento precário por falta de materiais hospitalares, equipamentos sem condições de uso e da inadequação das instalações físicas, elétricas e sanitárias, dos dois principais centros de atendimento, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, o conselheiro Fernando Toledo, do Tribunal de Contas, o diretor de Engenharia, José Rubens, as coordenadoras do Serviço Médico do TCE/AL, Soraya de Mendonça, e do Serviço Social, Sidilene Cavalcante, visitaram hoje, 28/03, o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Maternidade Escola Santa Mônica.

 O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, disse Toledo, geralmente, faz a análise da documentação contábil, mas decidimos verificar in loco se essas duas unidades vinham funcionando normalmente. No caso da Santa Mônica, disse, recuperada recentemente, nada a reparar. Instalações adequadas, equipamentos novos, funcionando, e a existência de estoque de materiais hospitalares suficientes para atender a rotina diária daquela unidade.

A situação do HGE, entretanto, deixou muito a desejar. Falta de leitos, de instrumental hospitalar e, de medicamentos, além das instalações físicas, elétricas, hidráulicas e sanitárias em péssimas condições de conservação ou inexistentes, justificaram as constantes reclamações escutadas pelo TCE/AL. Dessa visita, nascerá um relatório que será levado ao Plenário para discussão e recomendação de providências urgentes.