Comitê Gestor da Atricon se reúne em Fortaleza para discutir projeto de fortalecimento dos TCs

Os Tribunais de Contas Brasileiros poderão contar com apoio do Banco Mundial (Bird) para fortalecer o controle externo. Nesta sexta-feira (27/9), integrantes do Comitê Gestor da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) estão reunidos em Fortaleza, discutindo a proposta de projeto a ser apresentada ao Banco Mundial para a modernização dos TCs, que estão passando pela avaliação da qualidade e agilidade.

O encontro acontece no Instituto Plácido Castelo (IPC) – Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). “A ação da Atricon vai colocar os Tribunais de Contas de acordo com os padrões internacionais”, afirma a conselheira Soraia Victor (TCE-CE).

Além de Soraia Victor, participam da reunião Jailson Campelo e Kennedy Barros (conselheiros do TCE-PI), Risodalva Beata de Castro (TCE-MT), Paula Palma Fontes (TCE-MT), Luiz Genédio M. Jorge (TC-DF) e Maria Salete Silva Oliveira (TCE-BA), todos membros do Comitê Gestor.

De acordo com o Comitê, o Bird já mostrou interesse em financiar esse projeto de fortalecimento do controle externo brasileiro. Após o diagnóstico contendo o resultado da Sistemática de Avaliação de Qualidade e Agilidade do Controle Externo no âmbito dos TCs, e com a aprovação do Banco Mundial, as Cortes de Contas que não tiverem funcionando plenamente e quiserem aderia ao empréstimo deverão atender alguns critérios exigidos pela instituição financeira.

“Estamos prestes a ter um diagnóstico dos Tribunais de Contas com a elaboração do relatório. Teremos uma visão de quase 90% dos TCs. As áreas que não funcionam como deveriam serão fortalecidas”, enfocou o conselheiro do Piauí, Jailson Campelo. O relatório consolidado será apresentado durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, agendado para o período de 3 a 6 de dezembro, na cidade de Vitória (ES).

Leave a Reply