Conselheira Marisa Serrano assina termo de cooperação com o Movimento Todos pela Educação

A conselheira Marisa Serrano, representando o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Cícero Antonio de Souza, assina nesta quarta-feira (06/03), às 9 horas, em São Paulo (SP), termo de cooperação técnica com o Movimento Todos pela Educação e participa ainda como debatedora do lançamento do livro “De Olho nas Metas 2012”, no qual publica um artigo intitulado “O controle social da educação e a democracia participativa”.

O Termo de Cooperação tem por objeto o intercâmbio e a cooperação técnica entre os partícipes em assuntos relacionados ao campo da educação básica, visando o compartilhamento de conhecimentos e à transferência de experiências, mediante a disponibilização de informações, pesquisas, estudos e demais mecanismos voltados ao aprimoramento das ações voltadas a educação básica de qualidade.
A conselheira Marisa Serrano esclarece que o TCE/MS é a primeira Corte de Contas do País a firmar um termo de cooperação neste sentido com o Movimento Todos pela Educação, considerado referência nacional no que se refere a estudos e acompanhamento da qualidade da educação no País. Entre outras personalidades de destaque o Todos pela Educação tem em seu quadro Viviane Senna como coordenadora técnica.
Marisa Serrano destaca que o termo de cooperação prevê ainda o desenvolvimento e transferência de conhecimentos, tecnologias, intercâmbio de dados, informações, metodologias, análise de indicadores educacionais e inovações aplicáveis ao controle do gasto público no campo da educação básica
O evento acontecerá a partir das 9h, na IK Ideas, localizado na Rua Fidalga, 76, em São Paulo. A diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz,  apresentará as informações da publicação, que faz o monitoramento anual das metas de acesso à escola, qualidade da alfabetização, desempenho dos estudantes, conclusão dos estudos e financiamento da Educação Básica.
Além de debater o tema de seu artigo publicado no livro, a conselheira Marisa Serrano foi convidada a falar sobre como os Tribunais de Contas podem colaborar para a melhoria da qualidade do ensino no País.
Confirmaram presença no evento o educador Luis Carlos de Menezes, que escreveu sobre formação e déficit de professores; a pesquisadora Maria Malta Campos, que escreveu sobre acesso e qualidade na Educação Infantil e a doutora em educação, Kátia Smole, que escreveu sobre ensino de Matemática. Devem participar ainda Paula Louzano, que tratou do tema fracasso escolar no Ensino Fundamental, e do Marcelo Neri, que escreveu sobre fluxo e motivação no Ensino Médio.
Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil brasileira que tem a missão de contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade.
O Todos Pela Educação atua como produtora de conhecimento, fomentadora e mobilizadora. Os objetivos são propiciar as condições de acesso, de alfabetização e de sucesso escolar, a ampliação de recursos investidos na Educação Básica e a melhora da gestão desses recursos. Esses objetivos foram traduzidos em cinco Metas.

Leave a Reply