Conselheiro Carlos Pinna profere palestra em homenagem a ex-governadores de Goiás

A palestra fez parte do projeto ‘Aniversário dos Ex-Governadores’

Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), o conselheiro Carlos Pinna proferiu palestra sobre a vida, obra e trajetória política dos ex-governadores Lourival Baptista e Paulo Barreto de Menezes em solenidade realizada na tarde da última terça, 30, no Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC). Presenciada por autoridades locais e familiares dos homenageados, a palestra fez parte do projeto ‘Aniversário dos Ex-Governadores’, desenvolvido mensalmente pelo PMOC.

Nascido em 03 de outubro de 1915, o médico Lourival Batista governou Sergipe entre os anos de 1971 e 1975, enquanto o engenheiro civil Paulo Barreto Menezes, nascido em 09 de outubro de 1925, foi governador de 1967 a 1970. “Lourival Baptista e Paulo Barreto não representaram diferenciação de atitudes, antes foram motivo de agregação de idéias e ideais e de visões de mundo convergentes, e que afinal vieram em beneficio de Sergipe”, disse o conselheiro Pinna, que durante a palestra apresentou características pessoais dos homenageados.

“Foram governos importantes, sobretudo porque foram complementares apesar de serem realizados por pessoas de temperamentos e formações técnicas diferentes. Eles conseguiram se afinar de tal forma que isso possibilitou que Sergipe desse um passo imenso em direção ao futuro. O desenvolvimento do Estado, que já vinha sendo construído nos governos anteriores, foi turbinado nesses dois mandatos. Foi nessa época que se criou o Centro Industrial de Aracaju, o estádio Lourival Batista e a instalação do governo do Estado no edifício Estado de Sergipe, chamado Maria Feliciana”, acrescentou Pinna.

Segundo ele, um aspecto a ser exaltado é que a história dos ex-governadores homenageados tem sido transmitida com êxito para os sergipanos. “Felizmente para nós todos e, principalmente para as futuras gerações de sergipanos, os livros autobiográficos e as biografias, individualizadas ou compiladas em obras coletivas, têm sido muito populares nos tempos atuais”, falou.

Ainda conforme o vice-presidente do TCE, outras características em comum entre os dois governos que também devem ser lembradas são a pacificação política e a introdução do componente da moderação nas ações de concertação dos comandos administrativos.

O evento teve a presença do ex-governador Paulo Barreto e do neto de Lourival Batista, Felipe Batista Prudente, além de amigos, familiares e alunos das escolas estaduais Lourival Batista e 8 de Julho. “Eu realizei muitas obras, priorizei a educação, construções, desenvolvimento. Hoje passou um filme na minha cabeça e recordei lembranças aqui neste Palácio que já foi um dia minha casa. A casa do governador”, observou Paulo Barreto.

Leave a Reply