Conselheiro do TCE-RS, Marco Peixoto, é o novo presidente interino da ASUR

“Vamos dar continuidade ao plano de trabalho feito anteriormente”, disse o conselheiro Marco Peixoto (TCE-RS)

Nesta segunda-feira (12/11) a ASUR (Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul) anunciou o seu novo presidente durante o III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. O conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e vice-presidente da ASUR, Marco Peixoto assume a vaga deixada por Eduardo César Barrionuevo da Argentina.

O presidente interino disse que pretende dar continuidade ao plano de trabalho que já havia sido anteriormente elaborado e vai aguardar que a Argentina apresente um novo nome para participar da entidade. “A ASUR é muito importante. Tenho notado que os conselheiros brasileiros tem um respeito muito grande pelo nosso trabalho. Estamos buscando a aproximação e interação com Paraguai, Uruguai e Venezuela que ainda não fazem parte da Associação”.

Dentro da programação do 3º Encontro está reservado um espaço para a ASUR, segundo o novo presidente interino Marco Peixoto, “o encontro pode ajudar, porque vários conselheiros estão sintonizados com o nosso trabalho e o nosso objetivo é que haja um controle público externo unificado e que possamos realizar um forte intercâmbio na conduta da fiscalização rigorosa do dinheiro público da Argentina”.

A ASUR é uma entidade civil sem fins lucrativos, integrada pelas Entidades Públicas de Controle Externo dos países signatários do Mercosul, que são seus membros efetivos, da qual o conselheiro Waldir Neves do TCE-MS é membro diretor.

Dentre os objetivos da Entidade estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre os países membros; vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; cooperação técnica, promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.

Leave a Reply