Conselheiro Eurípedes Sales se aposenta após 25 anos dedicados ao TCM-SP

O presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, conselheiro Edson Simões, dedicou parte da última sessão plenária deste ano do Colegiado para prestar uma homenagem ao conselheiro corregedor e decano Eurípedes Sales, devido à sua aposentadoria compulsória no serviço público e após 25 anos de serviços prestados à Corte de Contas. Em sua despedida, no dia 18 de dezembro, Eurípedes Sales foi homenageado pelos conselheiros, que lhe entregaram de presente a toga que usou nas sessões do TCM, sob aplauso dos presentes no plenário. Além disso, o Colegiado referendou por unanimidade a indicação da presidência para Eurípedes Sales ocupar o cargo de diretor-presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM.

Ao detalhar o currículo do homenageado, Edson Simões destacou que desde a juventude, Eurípedes Sales sempre foi um batalhador, um trabalhador, que estudou em escola pública e se dedicou para o público e teve sua formação voltada para a pedagogia e para a educação, ao optar pelo Curso Normal durante os estudos do então ensino médio. A formação acadêmica de Eurípedes Sales inclui os cursos de Direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e de Filosofia, também da Universidade de São Paulo. “A vida inteira de Eurípedes Sales teve como matéria-prima a educação, atividade a que se dedicou antes de ser advogado, vereador e presidente da Câmara Municipal, antes de ser secretário municipal e conselheiro do TCM, onde, em 1996, criou a Escola de Contas”, disse Simões.

Para o vice-presidente, conselheiro Roberto Braguim, a homenagem é justa, pois Eurípedes Sales deixou sua marca indelével na administração pública, no legislativo municipal e principalmente no TCM, ao longo dos últimos 25 anos, com destaque especial para a inserção do Tribunal no conceito de qualidade total e para a criação da Escola de Contas. “Assim, essa indicação para o cargo de diretor-presidente da Escola de Contas vem coroar com êxito a carreira de Eurípedes Sales, que referendo, por tudo o que ele fez pelo Tribunal”, destacou Roberto Braguim.

Ao também referendar a indicação de Eurípedes Sales para a Escola de Contas, o conselheiro Maurício Faria disse que “Eurípedes Sales foi o criador da entidade, que lutou pelo desenvolvimento da Escola de Contas ao longo dos anos, o que lhe dá uma noção clara do papel e das potencialidades da instituição, e que certamente continuará dando importante contribuição à frente da unidade de ensino nessa nova frente de trabalho”. O conselheiro Maurício Faria fez questão de registrar que “nos onze anos em que estou no Tribunal a convivência com Eurípedes Sales mostrou que ele tem personalidade forte, de posições definidas, com protagonismo muito presente na vida do TCM e em favor da instituição, de quem sempre tive tratamento cordial, marcado pela urbanidade e por uma dose permanente de bom humor, o que facilitou a tomada de decisões colegiadas. Aproveito para desejar-lhe que tenha pleno êxito nas iniciativas que venha a empreender no futuro na instituição”.

O conselheiro Domingos Dissei mencionou que “o decano Eurípedes Sales tem larga experiência em educação e que certamente irá empregar na condução da nova atividade que passara a exercer à frente da Escola de Contas, incentivando a formação profissional de servidores do TCM e da administração municipal, além dos convênios com outras entidades, em vários níveis federativos”. Ao se manifestar em nome da Procuradoria da Fazenda Municipal, o procurador Joel Tessitore desejou sucesso ao conselheiro Eurípedes Sales na nova atividade. E aproveitando a ocasião, o secretário geral Murilo Magalhães Castro, falando pelos servidores, felicitou Eurípedes Sales pela aprovação de seu nome para o cargo de diretor-presidente da Escola de Contas do TCM.

Colocado no centro das homenagens feitas pelos conselheiros do TCM, o decano Eurípedes Sales, que se aposentou ao completar setenta anos de idade, fez o registro de diversas passagens de sua vida profissional, com destaque para a formação no Curso Normal e sua experiência como secretário municipal de Defesa Social, responsável pela criação e implementação da Guarda Civil Metropolitana, na época da gestão do prefeito Jânio Quadros, em 1986. Ele lembrou que, por coincidência, a primeira formatura da corporação teve o palanque das autoridades instalado no terreno onde hoje está construído o prédio da Escola de Contas.

Prosseguindo em sua mensagem de agradecimento pela confiança depositada, Eurípedes Sales fez uma previsão de que “na Escola de Contas, nós vamos estabelecer como visão de futuro o reconhecimento de que nós seremos a melhor instituição de ensino a ministrar Contas Públicas no Brasil. Eu não tenho dúvida de que a Escola de Contas do TCM irá alcançar esse nível. E essa consciência que eu tenho leva em conta os valores profissionais especializados que existem no nosso Tribunal. Para isso, vamos também publicar livros sobre contas públicas, tema que está em falta nas livrarias, com o conhecimento acumulado pelos servidores da Corte”.

Leave a Reply