Conselheiro Inaldo Araújo é eleito presidente do Tribunal de Contas da Bahia

O conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia na sessão plenária do dia 17.12 (terça-feira), no auditório Conselheiro Lafayette Pondé. Servidor da Corte de Contas há 26 anos, o mestre em Contabilidade obteve a unanimidade dos votos do Pleno do TCE, sendo o primeiro servidor de carreira da Casa a exercer o cargo de presidente.

Na mesma sessão, o conselheiro Gildásio Penedo Filho foi eleito, também por unanimidade, para o cargo de vice-presidente, e o conselheiro Antonio Honorato, idem, para o cargo de corregedor. O conselheiro Inaldo Araújo já havia sido empossado como vice-presidente do TCE em julho de 2012. Ele toma posse no mais alto posto da Corte de Contas em janeiro de 2014, quando o atual presidente, conselheiro Zilton Rocha, deixa o cargo.

Após o escrutínio dos votos, o procurador geral do Ministério Público de Contas, Maurício Caleffi, anunciou: “São sete votos para o conselheiro Inaldo da Paixão Araújo”. Em um depoimento emocionado, o professor Inaldo Araújo relembrou parte da sua trajetória no Tribunal: “Para mim, na condição de servidor desta Casa há mais de um quarto de século, ser indicado para assumir a Presidência desta instituição, no biênio em que ela completa cem anos (2014/2015), só aumenta a minha responsabilidade. Não obstante eu esteja hoje ocupando o cargo de conselheiro, jamais vou me despir das minhas vestes de auditor. Em função disso, terei de fazer um pouco mais porque, de fato, muito me orgulha, na condição de técnico, ser indicado para presidir este Tribunal. Não poderia deixar de registrar aqui o apoio de todos os conselheiros. Pretendo, com simplicidade e transparência, dar o meu melhor. Muito obrigado a todos”.

Dando prosseguimento à sessão, o presidente Zilton Rocha parabenizou os integrantes da nova mesa-diretora do TCE, ressaltando os predicados do presidente eleito e a importância das suas qualidades técnicas para os avanços da Casa. “Esse é sempre um momento importante, de expectativas e possibilidades. Todos alguramos que este momento seja um divisor de águas. Vossa Excelência é um conhecedor da casa, um servidor que já exerceu funções relevantes em todos os aspectos da área técnica, em coordenação de gabinete, superintendência, portanto Vossa Excelência conhece bem o TCE e tenho certeza de que a sua gestão será rica, prenhe de muitas realizações”.

Eleito conselheiro corregedor, Antonio Honorato falou das perspectivas do TCE com a formação da nova mesa diretora: “O conselheiro Inaldo Araújo conhece muito bem a Casa. É auditor de carreira e o seu trabalho tem o reconhecimento de instituições muito importantes. O conselheiro Gildásio é um estudioso, alguém que pode e muito colaborar para os avanços no TCE. E há um ‘timming’ que favorece o momento desta eleição. Os Tribunais de Contas precisam se mostrar para a sociedade. O Tribunal vem avançando, mas precisa avançar ainda mais. E nada melhor do que ter um servidor da Casa que é reconhecido e respeitado em todo o Brasil. Doutor Inaldo é convidado para proferir palestras no TCU, no STJ. Uma pessoa em quem podemos depositar as nossas esperanças e que nos representa muito bem”.

CURRÍCULO

Mestre em Contabilidade, O conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo ingressou no TCE em março de 1987, mediante concurso público. Ocupou os cargos de supervisor, coordenador de Controle Externo e substituto de conselheiro. É contador Benemérito do Estado da Bahia, 2013; pós-graduado em Auditoria Contábil, em Auditoria Governamental, em Administração para Auditores Públicos e em Metodologia e Didática para o Ensino Superior. É professor universitário (UNEB) e em cursos de pós-graduação e cursos preparatórios para concursos públicos das matérias de Contabilidade, Contabilidade Pública e Auditoria. Inaldo Araújo é autor de 11 livros de Auditoria e Contabilidade e de dezenas de artigos técnicos e científicos. É também membro do grupo de trabalho do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que elaborou as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público; membro do grupo de trabalho que elabora as Normas Brasileiras de Auditoria Contábil aplicadas ao Setor Público e coordenador do Grupo de Trabalho constituído pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) que elaborou as Normas de Auditoria Governamental (NAGs).

Leave a Reply