TCE-AL assina acordo para trazer TV Senado em sinal digital ao Estado

Em discurso  terça-feira, 17, na cerimônia de Assinatura de Cooperação Técnica entre o Senado, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) e a TV Senado em Alagoas, para transmissão de TV Digital na cidade de Maceió, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), destacou que além de divulgar as atividades realizadas nas dependências da instituição, a programação inclui noticiários, reportagens especiais, programas culturais e peças institucionais.

Pelo termo de Cooperação Técnica, o Senado Federal instalará, na Estação Rádio Difusora, equipamentos para transmissão local da Rádio Senado e, havendo interesse do Tribunal de Contas do Estado, poderá ceder até duas horas por dia, sendo uma hora pela manhã e uma hora à noite, exceto durante as transmissões da sessão plenária do Senado, para que a corte possa inserir programação institucional destinada a divulgar os trabalhos do Tribunal para todo o Estado.

De acordo com Renan, a TV Senado, e os outros veículos de comunicação do Senado têm contribuído, desde a sua criação para a transparência das ações legislativas, ao divulgar informação sobre as discussões e a votação de projetos que têm repercussão na vida dos brasileiros. “Essa iniciativa permitirá uma maior aproximação dos legisladores, com a população, pois é uma ferramenta extremamente democrática de fiscalização, pois cada um telespectador pode acompanhar a atuação dos senadores, assim como o andamento dos projetos de seu interesse”, salientou Renan Calheiros.
Outro ponto destacado pelo presidente do Senado, é que a transmissão se fará com economia de recursos, pois prevê o compartilhamento de equipamentos e de programação das emissoras. “Esse protocolo de intenções se insere na diretriz que atualmente norteia a administração do Senado Federal, que é economizar e, ao mesmo tempo, fazer mais e com eficiência”, concluiu Renan.

Participaram da cerimônia o senador Fernando Collor (PTB/AL) que foi grande incentivador do acordo, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, conselheiro Cícero Amélio da Silva, além de diretores da Casa.

Leave a Reply