Conselheiro José Carlos Araújo toma posse como presidente do TCM-PA

Ao ser reempossado na presidência do Tribunal de Contas dos Municípios, o conselheiro José Carlos Araújo disse que a meta da nova gestão que se inicia é dar seguimento ao projeto de transformar o TCM em um tribunal ainda mais ágil, transparente e eficaz, e conclamou a vice-presidente Mara Lúcia, o conselheiro corregedor Cezar Colares (ambos também reempossados nos respectivos cargos) e os demais conselheiros e servidores da Corte de Contas a continuarem unidos na luta para alcançar esse objetivo.

Em sessão solene simples, o presidente José Carlos Araújo, a vice Mara Lúcia e o corregedor Cezar Colares tomaram posse para exercer os respectivos cargos durante o biênio que se inicia em janeiro de 2013 e vai até janeiro de 2015. O decano do TCM, conselheiro Aloísio Chaves presidiu a sessão inicialmente. Após o juramento e a leitura do termo de posse, Aloísio Chaves declarou José Carlos empossado e convidou-o a presidir a sessão.

Em seguida ocorreram os juramentos e as leituras dos termos de posse da vice-presidente Mara Lúcia e do corregedor Cezar Colares, tendo sido declarados empossados nos cargos por José Carlos Araújo.

Ao usar da palavra, o presidente disse que o TCM continuará trabalhando de forma unida, dando sequência a um planejamento que vem se transformando, ao longo de várias administrações, em ações que têm possibilitado o aperfeiçoamento do Tribunal no exercício de sua missão constitucional de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos municipais e julgar as prestações de contas dos jurisdicionados, com o objetivo maior de ajudar a reduzir as desigualdades sociais, garantindo que esses recursos se transformem em obras e serviços em benefício da sociedade.

HOMENAGENS

O presidente José Carlos Araújo finalizou a sessão solene de posse com duas homenagens. A primeira delas para sua mãe, dona Paula Araújo, pelo carinho e dedicação com que o criou, que possibilitou ele ter chegado aonde chegou, passando por vários cargos públicos.

A segunda homenageada foi a vice-presidente Mara Lúcia, pela passagem de seu aniversário. Ela recebeu um buquê de rosas.

Participaram ainda da solenidade os conselheiros Antônio José Guimarães e Daniel Lavareda, a procuradora Chefe do MPTCM, Elisabeth Massoud Salame da Silva e procuradora Maria Inês Gueiros, o vice-presidente do TCE, conselheiro Luiz Cunha, a vice-prefeita de Belém Carla Martins e o prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro, além de auditores, diretores e servidores do TCM-PA.

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

José Carlos Araújo anunciou que já a partir da próxima sexta-feira (18) o TCM reunirá com a Prefeitura de Belém, para repassar orientações técnicas importantes de como agir no exercício do mandato e um diagnóstico sobre a situação e pendências das secretarias, fundações e autarquias da PMB junto ao TCM-PA.

Também informou que nos dias 22, 23 e 24 o TCM-PA estará em Santarém realizando cursos e ajudando no processo de implantação do município de Mojuí dos Campos.

No dia 1º de fevereiro o TCM-PA realizará um grande encontro em sua sede em Belém, reunindo prefeituras e câmaras municipais de todo o Estado.

Segundo José Carlos Araújo, a partir de março o Tribunal inicia a série de Encontros Regionais abrangendo todas as regiões do Pará. O primeiro será em Salinópolis, beneficiando os municípios do nordeste paraense.

Leave a Reply